Senador Vital do Rêgo defende liberdade de imprensa em debate Imprensa e Liberdade em Pauta realizado em João Pessoa
"Não há democracia sem liberdade de imprensa". Com essa frase o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), abriu a sua palestra no Fórum Imprensa e Liberdade, realizado nesta sexta-feira em João Pessoa. O debate mediado pela editora-executiva do Jornal da Paraíba, Angélica Lúcio, aconteceu no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, na capital paraibana
Em sua painel, o senador defendeu de forma incisiva a liberdade de imprensa, e disse que ser contra a qualquer instrumento que venha a cercear o livre direito dos jornalistas de informar a sociedade. Para Vital, "imprensa e liberdade" são fundamentais para a democracia de um país livre e soberano. Ele parabenizou a organização do evento pela iniciativa, e disse que o Brasil e, particularmente a Paraíba precisam de uma imprensa livre e independente.
Além de Vital do Rêgo debate “Imprensa e Liberdade em Pauta”, contou com a presença de pesquisadores na área de Comunicação a exemplo do professores Eugênio Bucci, da USP, e Joana Belarmino, da UFPB, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Carlos Fernando Neto.
Recentemente o senador Vital juntamente com o deputado federal Hugo Motta (PMDB), pressionaram a Câmara dos Deputados, para que defina uma data para votação da PEC 33 dos Jornalistas, aprovada pelo Senado em 2012.
Defensor da liberdade de expressão, Vital reafirmou a importância dos profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas, porém, entende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico adquirido na faculdade.
No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem correr o risco de escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário