domingo, 25 de março de 2012

Moradores de São José da Mata são beneficiados e ganham nova ambulância

Moradores de São José da Mata são beneficiados e ganham nova ambulância
Moradores de São José da Mata beneficiados com ações do SAMU e ganham nova ambulância

A população de quase 15 mil habitantes do distrito de São José da Mata passou a contar, a partir deste sábado, 24, com o serviço de descentralização do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e também foi contemplada com uma nova ambulância, que ficará à disposição do Centro de Saúde de São José da Mata para transporte de pacientes.

Os benefícios foram anunciados pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo e pela secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, que fizeram a entrega simbólica da chave da ambulância ao administrador do distrito, Davi Mangueira. Tanto a descentralização do SAMU, que vai agilizar os atendimentos de urgência e emergência aos moradores do distrito, quanto a nova ambulância do Centro de Saúde de São José Mata, para a secretária de Saúde, representam gestos de respeito aos cidadãos campinenses.

“São investimentos que resgatam a dignidade das pessoas”, disse Tatiana Medeiros, acrescentando que, quando reforma e constrói unidades de saúde e implanta Plano de Cargos dos servidores, a gestão demonstra respeito aos servidores e com isso, a população também acaba sendo beneficiada. O prefeito Veneziano relembrou a época em que o distrito sequer tinha esgotamento sanitário, um risco para a saúde pública, e citou alguns investimentos feitos nesta área pela sua administração. “A presença da ambulância do SAMU será muito importante para os moradores, que em breve poderão contar, a exemplos de outros locais da cidade, com uma Academia Popular”, anunciou o prefeito.

Davi Mangueira, que administra o distrito, agradeceu em nome de todos os moradores os benefícios que o prefeito Veneziano e a secretária Tatiana Medeiros têm implantado para beneficiar São José da Mata. A moradora Josefa Batista, do Grupo Santa Rita de Cássia, da Paróquia de São José, citou os nomes de todas as comunidades que fazem parte do distrito e agradeceu pela descentralização do SAMU, segundo ela, um antigo sonho dos moradores. “A ambulância do SAMU em São José da Mata trará dignidade para todos e representa novos tempos, novos horizontes”, disse a moradora.

O coordenador médico do SAMU, Milton Oliveira, que representou o coordenador geral, Antônio Henriques, que não pode comparecer, explicou aos moradores os benefícios da descentralização do serviço para o distrito, como a redução do tempo resposta, que é o período que vai desde a ligação para o 192 até a chegada do socorro ao local da ocorrência, e que o atendimento continuará sendo feito através do 192, dentro do que estabelece o protocolo do Ministério da Saúde. Milton Oliveira agradeceu ao empenho e sensibilidade do prefeito e da secretaria de Saúde não só em relação ao SAMU, mas de toda a saúde. “Tatiana Medeiros mudou a realidade da saúde de Campina Grande”, finalizou.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Pimentel Filho, também relembrou os tempos em que os distritos de Campina Grande não eram vistos pelos gestores e citou vários outros benefícios levados por Veneziano para São José da Mata, como a reconstrução do Centro de Saúde, implantação da Cozinha Comunitária e reforma de escolas. “Veneziano tem dado atenção aos que mais necessitam e estão mais distantes da área central da cidade”, disse o vereador. Também compareceram à solenidade a secretária adjunta de Saúde, Marisa Agra, o secretário de Ação Social, Robson Dutra, e o vereador Cassiano Pascoal. Durante toda a manhã, os moradores do distrito foram beneficiados com as ações e serviços do Saúde Itinerante.

No dia 31 deste mês, será a vez da população do distrito de Galante ser contemplada com a descentralização do SAMU/192 e também com uma nova ambulância para a Unidade Mista. A descentralização do SAMU garante maior rapidez nos atendimentos e nos casos mais graves, em que houver necessidade de uma USA (Unidade de Suporte Avançado) ou de mais de uma USB, o setor de regulação do SAMU, que funciona na sede do serviço, na rua Almeida Barreto, no bairro do São José, fará o envio das demais ambulâncias, mas o atendimento inicial e mais rápido já estará sendo feito, com um menor tempo resposta.




Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário