Veneziano: investimentos geraram ampliação do Índice Firjan de Campina em Saúde, Educação e Geração de Emprego
O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo afirmou nesta terça-feira (04) que a ampliação dos índices em Saúde, Educação e Geração de Emprego e Renda, atestada por mais um ano seguido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan é resultado “de muito trabalho e de muita dedicação por parte de nossa gestão, que proporcionou investimentos em todas estas áreas”.
Segundo a Firjan, o maior desempenho se deu na Saúde, com a cidade atingindo 0,8014 no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM referente a 2010, divulgado esta semana. Este índice é considerado alto pela pesquisa. Em Educação o índice ficou em 0,6905 e em Geração de Emprego e Renda, 0,7644 também considerados elevados.
No geral, o índice de Campina Grande ficou em 0,7521 um crescimento extremamente bem acentuado em relação a 2000, quando o índice foi de 0,5481. Na Saúde, o crescimento foi de 0,6091 para 0,8014. Em Emprego e Renda de 0,4728 em 2000 para 0,7644 em 2010. Já no item Educação, de 0,5624 em 2000 para 0,6905 em 2010.
A evolução dos índices coincide com os oito anos da Administração Veneziano. “Estamos concluindo nossa administração com altos índices em todos os setores, mostrando que tivemos uma requalificação em áreas importantes, como Saúde, Educação e Geração de Emprego e Renda”, disser Veneziano.
Segundo Veneziano, esta evolução, considerada por ele “extremamente satisfatória” é fruto dos investimentos feitos pela sua administração nestas áreas. “Em Saúde, por exemplo, nós ampliamos o Programa Saúde da Família, que hoje tem média de cobertura de 83%, superior à média nacional. Também implantamos o Hospital da Criança e do Adolescente, a UPA, o Laboratório do Povo e outras ações importantes”.
Na Educação, ele disse que o crescimento se deu devido aos investimentos na ampliação das estruturas físicas e formação de professores. “Reformamos nossas unidades educacionais, investimos na formação continuada dos professores, gerando ampliação na quantidade de profissionais com Mestrado e Doutorado”.
Veneziano citou investimentos da Administração Municipal para os servidores, como os Planos de Cargos do Magistério e dos profissionais de todas as categorias da Saúde. “Esta decisão que tomamos também teve influência positiva sobre os índices”, afirmou.
O Prefeito lembrou que os investimentos foram feitos ao longo dos últimos oito anos, de forma planejada. “Cito como exemplo os profissionais da Saúde, que só puderam ser beneficiados com o Plano de Cargos e Salários porque foram efetivados. Antes, eles tinham vínculos precários, contratados pelas SABs e não poderiam ser beneficiados”.
O Prefeito lamentou a postura da oposição, que mesmo diante do reconhecimento nacional, teima em desmerecer o que foi feito. “Entre o que diz uma instituição séria como a Unicef ou respeitada como a Firjan ao que apregoa, irresponsavelmente, com todo o respeito que tenho, um suplente de vereador, fico com as primeiras opções”.
Codecom / PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário