Vital garante que foco da comissão da transposição do São Francisco será garantir cumprimento de cronograma das obras
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco, garantiu nesta terça-feira (04) que foco, dos trabalhos da comissão estará na fiscalização do cumprimento do cronograma das obras, que só deverão ser concluídas em 2015.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Integração Nacional,já entregue a Comissão, as obras avançaram 43% do previsto. As atividades deveriam estar em andamento em nove lotes, mas estão estagnadas em quatro. O atraso na execução – alguns trechos – já elevou o custo da transposição de R$ 6,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões.
De olho nestes números, o senador Vital anunciou que a comissão deverá ouvir representantes dos ministérios do Planejamento, da Integração Nacional, da Casa Civil e da Defesa, além dos órgãos de controle responsáveis pela detecção dos atrasos e de irregularidades nos processos licitatórios.
Também serão chamados, de acordo com o relator, representantes das empreiteiras, das prefeituras e de movimentos sociais com atuação nos municípios afetados. A comissão também pretende realizar visitas às obras e audiências públicas nos estados.
Conforme garantiu Vital, o plano de trabalho da Comissão já foi traçado e apresentado pelo relator, senador Humberto Costa. A Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco terá até o dia 22 de dezembro de 2013 para finalizar os seus trabalhos. Ela é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tem como vice-presidente o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário