terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vital garante que foco da comissão da transposição do São Francisco será garantir cumprimento de cronograma das obras



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco, garantiu nesta terça-feira (04) que foco, dos trabalhos da comissão estará na fiscalização do cumprimento do cronograma das obras, que só deverão ser concluídas em 2015.
A obra da transposição do São Francisco, uma das mais destacadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Luiz Inácio Lula da Silva, foi concebida para levar água do rio a municípios de quatro estados do Nordeste (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), frequentemente afetados pela seca, através de dois canais de concreto, chamados de Eixos Norte e Eixo Leste.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Integração Nacional,já entregue a Comissão, as obras avançaram 43% do previsto. As atividades deveriam estar em andamento em nove lotes, mas estão estagnadas em quatro. O atraso na execução – alguns trechos – já elevou o custo da transposição de R$ 6,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões.
De olho nestes números, o senador Vital anunciou que a comissão deverá ouvir representantes dos ministérios do Planejamento, da Integração Nacional, da Casa Civil e da Defesa, além dos órgãos de controle responsáveis pela detecção dos atrasos e de irregularidades nos processos licitatórios.
Também serão chamados, de acordo com o relator, representantes das empreiteiras, das prefeituras e de movimentos sociais com atuação nos municípios afetados. A comissão também pretende realizar visitas às obras e audiências públicas nos estados.
Conforme garantiu Vital, o plano de trabalho da Comissão já foi traçado e apresentado pelo relator, senador Humberto Costa. A Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco terá até o dia 22 de dezembro de 2013 para finalizar os seus trabalhos. Ela é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tem como vice-presidente o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário