terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gracie deixa STF na próxima 2ª

Gracie deixa STF na próxima 2ª
Primeira mulher a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, a ministra Ellen Gracie Northfleet, 63, confirmou ao órgão que vai se aposentar no fim desta semana.

Na corte desde 2000, foi a única a presidi-la (2006-2008).

Embora ainda não haja uma confirmação de quem deverá assumir sua vaga, a expectativa é que a presidente Dilma indique outra mulher para o posto. Até que isso aconteça, porém, o tribunal - que conta com 11 ministros, no total - funcionará com composição incompleta.

Um dos nomes cogitados para substituí-la é o da juíza brasileira do TPI (Tribunal Penal Internacional), Sylvia Steiner. O mandato de Sylvia no TPI terminaria no começo de 2012. Sua ida para o STF abriria uma vaga no tribunal internacional, que poderia ser ocupada por Ellen Gracie.

Outro nome é o da procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e do Paraná, Flávia Piovesan, com forte atuação na área de Direitos Humanos.

Especula-se também em torno da ministra Maria Elizabeth Rocha, do STM (Superior Tribunal Militar). A ministra assessorou a presidente Dilma quando ela chefiou a Casa Civil, durante parte do governo Lula.

Há ainda outras ministras lembradas para o cargo: Maria Thereza de Assis Moura e Fátima Nancy Andrighi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e Maria Cristina Peduzzi, do TST (Tribunal Superior do Trabalho). A desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva, do TRF (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) também é lembrada. E há ainda outro nome em jogo: Teori Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Em nota, o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Gabriel Wedy, defendeu a indicação de um juiz federal para o posto. Antes de tomar posse no STF, Ellen atuou como juíza de um tribunal federal.


Redação com  R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário