terça-feira, 16 de agosto de 2011

Veneziano entrega novas instalações do CTA


O prefeito Veneziano falou sobre os quase 70 mil atendimentos realizados pelo CTA

O prefeito Veneziano Vital do Rêgoentregou na manhã desta segunda-feira, 15, no Serviço Municipal de Saúde, asnovas instalações do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), e anuncioureforma no Centro de Saúde do Catolé, que já está em processo de licitação. Dosseis centros de saúde do município (Dr. Francisco Pinto, Catolé, São José daMata, Liberdade, Palmeira e Bela Vista), o do Catolé era o único que ainda nãotinha sido contemplado com serviços de reforma e ampliação, informou oprefeito.
 A solenidade teve início com uma homenagem póstuma a José Marcelo Silva, militante do Cipmac (Centro Informativode Prevenção, Mobilização e Aconselhamento aos Profissionais do Sexo), quedurante muitos anos lutou em prol dos direitos dos portadores de HIV nomunicípio. O seu irmão, Reginaldo Silva, agradeceu a homenagem relembrando osprimeiros anos da epidemia, quando o preconceito, principalmente em relação aoshomossexuais, era ainda maior.
 A secretária municipal de Saúde,Tatiana Medeiros, ressaltou o fato do CTA passar a funcionar em um local maisconfortável e com maior comodidade, além de ser em um local com mais central,onde os usuários terão acesso não só ao serviços do CTA, mas também do SAE(Serviço de Assistência Especializada), que já tinha sido transferido para oServiço Municipal de Saúde.
O prefeito Veneziano falou sobre os quase 70 mil atendimentos realizados pelo CTA desde a sua implantação, em dezembrode 1997 e, como sempre acontece em diversas áreas da saúde, incluindo outrosmunicípios do Compartimento da Borborema. Depois do descerramento da placa,Veneziano visitou as novas instalações do CTA que, além da ampliação dolaboratório, passou a ter três salas para aconselhamento, auditório com sala deespera e duas salas de coleta, uma a mais que na antiga sede.
O CTA é um serviço que integra aCoordenação de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde e oferece o exame deHIV/Aids de forma gratuita voluntária e sigilosa, além de aconselhamentopré-teste e pós-teste, individual e coletivo. O CTA foi implantado para ampliaro acesso ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV e ao aconselhamento,dentro de normas e princípios que garantem a voluntariedade e ajudem a prevenire combater as DST na população.
O CTA também encaminha as pessoasHIVpositivas para os serviços de referência, auxiliando os usuários no processode adesão aos tratamentos retrovirais, auxilia os serviços de pré-natal ematernidades do Projeto Nascer para testagem sorológica de mulheres gestantes,além de absorver a demanda por testes sorológicos nos bancos de sangue erealizar exames CDRL, para detecção de sífilis.
Presenças na solenidade dovice-prefeito José Luiz Júnior; dos vereadores Fernando Carvalho, LaelsonPatrício e Rofoldo Rodrigues, além de inúmeros representantes da área médica.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário