quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Senador Vital critica governo da Paraíba por descaso com o ensino público





Congressista se alia a causa de pais e alunos que sofrem com falta de incentivo e infraestrutura

O senador Vital do Rego (PMDB-PB) demonstrou na manhã desta quinta-feira (16), sua preocupação com a fragilidade com que o novo governo da Paraíba tem tratado a questão da educação, neste início do seu mandato. Para ele, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) divulgado ontem (14) pelo Ministério da Educação (MEC) onde revela que a Paraíba permanece com notas menores que a média nacional é mais um dado para prejudicar a já combalida situação da educação pública que atende principalmente as classes populares.

“As notas do Estado também são inferiores à média do próprio Ideb cujo indicador varia em uma escala de 0 a 10. Pois no ensino fundamental, a nota do Ideb ficou em 4,3 pra fase inicial e 3,4 para fase final. A média do país, contudo, ficou em 3,7 e está 0,4 acima da nota obtida pelo ensino médio na Paraíba, o que muito me preocupa”, destacou Vital.

Descaso-Segundo Vital, os motivos vão “da falta de recursos humanos à falta de infraestrutura”.Quem concorda com o senador são os pais e estudantes da Escola Estadual Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em Campina Grande, que denunciaram a falta de refeições há mais de uma semana, na instituição de ensino que funciona de forma integral. Segundo a diretora do local, Ana Rejane Rodrigues, o fato acontece pelo atraso no repasse de verbas para o pagamento dos fornecedores.

De acordo com ela, os mais prejudicados são os estudantes de municípios vizinhos, muitos sem condições de passar todo o período integral na escola. “Eles não têm o que comer e aí retornam pra casa”, disse. No local, 1.800 jovens estudam nos períodos da manhã, tarde e noite e foram eles que denunciaram a situação atual da instituição.
Informações colhidas através da mídia paraibana revelam o sofrimento por qual está passando os estudantes desta instituição como a aluna do 3º ano Helen Silva que também reclamou da qualidade das refeições. “Quando a comida não está crua, está queimada. Só porque estamos na escola não podemos ter uma refeição com qualidade? Fora que a gente tem que comer nas escadas porque não tem refeitório”, reclamou a estudante.

Vital que já havia se manifestado na tribuna do Senado contra a decisão do governo da Paraíba de fechar 189 escolas públicas no estado, pretende levar ao conhecimento do Ministro da Educação Aluísio Mercadante, como aos seus colegas de Senado o descaso da gestão estadual com o ensino publico.

O senador Vital do Rêgo anunciou também já ter protocolado no Senado projeto de lei acrescentando no artigo 5º da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (Lei 9.394/2006) a exigência de que unidades escolares públicas de educação básica só possam ser extintas ou reestruturadas mediante a aprovação do conselho de educação do respectivo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário