terça-feira, 15 de julho de 2014

Petição simboliza o recuo do PT Nacional em relação à aliança, diz advogado



Advogado explicou que nova peça jurídica libera o PT da Paraíba de se coligar proporcionalmente

O advogado do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Marco Túlio, afirmou que a nova petição protocolada pela Executiva Nacional do PT, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), simboliza um “recuo” em relação à formalização da aliança entre o PT e o PMDB na Paraíba.
Segundo ele, a única alteração em relação à peça jurídica anterior, é a mudança do termo “intervenção” para “anulação” do acordo partidário petista firmado com o PSB do governador e candidato a reeleição Ricardo Coutinho (PSB), em convenção realizada no último dia 30 de junho.
De acordo com Marco Túlio, a movimentação da Executiva Nacional não tem efeito jurídico algum. “Pelo contrário, simboliza o recuo do PT Nacional, que continua recomendando a coligação majoritária do PT com o PMDB na Paraíba, mas, diferentemente da peça anterior, não torna mais obrigatória à coligação proporcional, ou seja, liberando o PT para fazer a coligação com quem quiser para deputado estadual e federal, portanto, isto representa um recuo da decisão”, argumentou.
Ainda segundo o advogado, a nova movimentação não representará uma mudança na estratégia jurídica adotada pelo PT da Paraíba para manter a aliança com o PSB. “Tudo continua da forma como está. A campanha já está nas ruas, os candidatos da chapa majoritária já realizam eventos conjuntos e distribuem material de campanha. O PT continua coligado com o PSB e assim será até o final desta eleição”, garantiu Marco Túlio.
Entenda
O advogado do PT nacional, Fernando Hughes Filho, informou ao WSCOM Online nesta segunda-feira (14), direto de Brasília, que foi protocolada nova petição no TRE-PB, na última sexta-feira (11), informando à Corte que o PMDB tem facultada a possibilidade de abrir mão da aliança com a legenda petista, embora mantenha a posição ratificada de coligação com os pemedebistas na majoritária.
Com base na nova instrução do PT Nacional, a convenção do PT Estadual passa a ser considerada nula, inclusive na formalização das alianças na proporcional.
“A essência da petição protocolada é basicamente a mesma, ou seja, registra a homologação pelo PT Nacional da aliança com o PMDB na Paraíba, mas, como novidade, consolida a faculdade do PMDB de fazer ou não aliança na proporcional”, explicou Fernando Hughes Filho.
LEIA MAIS
PT Nacional faculta ao PMDB aliança na Proporcional, mas anula da Estadual

 
Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário