domingo, 23 de fevereiro de 2014

Amde abre matrículas para curso de artesanato em couro na Vila do Artesão em Campina Grande

Amde abre matrículas para curso de artesanato em couro na Vila do Artesão em Campina Grande
 Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Agencia Municipal de Desenvolvimento (Amde), o Sebrae e a fábrica de calçados Tess está viabilizando a oferta de um curso de artesanato em couro na Vila do Artesão. As matrículas estão abertas até o dia 28 de fevereiro. O curso está previsto para iniciar no mês de março com carga horária de 24 horas/aula, sendo 6 horas/aula por semana com aulas nas terças e quintas, das 14h às 17h.


As matrículas podem ser feitas de terça à sexta, no horário das 10h às 16h, na Vila do Artesão, localizada à Rua Almeida Barreto s/n, no bairro de São José. Para efetuar a inscrição é preciso ser maior de 16 anos e estar matriculado na escola formal ou ter concluído o ensino médio.


No ato da matrícula, o aluno deve preencher o requerimento. Para os menores de 18 anos, a assinatura no requerimento de matrícula deverá ser dos pais ou responsáveis legais. Devem ser anexadas ao processo as cópias de RG, CPF e comprovante de residência, bem como da comprovação da escolaridade.


Ao final do curso o aluno que efetivamente frequentar um mínimo de 90% das aulas ministradas receberá certificado emitido pela Amde e estará automaticamente habilitado a receber incentivos via Banco do Povo. Mais informações sobre o curso e a matrícula podem ser obtidas pelo telefone 3322-2425.


SOBRE O CURSO


As aulas serão práticas, utilizando como material para produção o couro fornecido pela fábrica de calçados Tess, que funciona em Campina Grande e é produtora da sandália Kenner. "O resto da matéria-prima era descartado e com a parceria será revertido para as atividades do curso", disse o coordenador da Vila do Artesão, Erasmo Rafael.


A ideia é que a produção do curso seja dividida entre o aluno, a Fábrica e a Vila do Artesão. Cada aluno deve produzir três peças, ficando com um delas. "Nós queremos abrir uma loja solidária aqui na Vila e a fábrica utilizará os produtos para fazer divulgação do projeto", explicou Erasmo.


Este primeiro curso será ministrado pelo artesão Biagio Grassi. Ao todo, a Amde conta com oito artesãos vinculados ao projeto. Cada curso deve ter a duração de um mês e vai ser ministrado por um oficineiro com uma característica específica na exploração do couro como artefato artesanal. Dentro os produtos que deverão ser confeccionados estão porta-niquel, chaveiros, pulseiras, colares, carteiras, dentre outros.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário