quinta-feira, 24 de novembro de 2011


 
Prefeitura e entidades debatem violência escolar em Campina Grande




Campina Grande sedia nesta quinta e sexta (dias 24 e 25), durante todo o dia, o III Seminário Violência no Espaço Escolar, com a participação de profissionais educadores e da área de Saúde, estudantes, representantes da Justiça, Ministério Público, Área de Comunicação, OAB, Delegacia da Mulher, Conselhos Tutelares, dentre outros. O evento acontece na Casa Bela Recepções (antigo Restaurante La Costa do Catolé), das 8h às 17h.

De acordo com o Secretário de Assistência Social de Campina Grande, Robson Dutra, o objetivo é promover a interação e capacitação dos que assistem as vítimas de direitos violados, além de fortalecer e difundir uma cultura de respeito aos direitos humanos. A promoção é da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social, via Centro de Atendimento a Vítimas de Crimes de Campina Grande – CEAV, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.

Na abertura do Seminário, o Secretário Robson Dutra destacou algumas ações políticas e administrativas que estão sendo efetivadas na área. Ele citou, dentre as iniciativas, uma Emenda Parlamentar da Deputada Federal Nilda Gondim, no valor de R$ 100 mil, para garantir a continuidade dos programas desenvolvidos pelo CEAV, coordenado na cidade por Viviane Gonçalves do Egito.

CEAV - O CEAV-CG tem como lema ‘Contra o crime e a violência a assistência às vítimas é fundamental’ e é um programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande. Ele foi implantado na cidade, em parceria com a PMCG, através da Secretaria de Assistência Social - Semas, e da Secretaria de Finanças - Sefin. O CEAV fica localizado na rua Salvino Figueiredo, no centro, em frente à Faculdade de Direito da UEPB.

De acordo com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o CEAV “é mais uma iniciativa de valorização da cidadania, o que não existia em governos anteriores, voltada exclusivamente para o atendimento de interesses pessoais ou grupais. Ele atua para buscar a reestruturação moral, psíquica e social de vítimas diretas e indiretas de crimes, além de promover o acesso à justiça, constituindo-se num instrumento de combate à violência e à impunidade”.

Além disso, afirmou Veneziano, o CEAV fomenta uma cultura de valorização dos Direitos Humanos. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de pedagogia, serviço social, sociologia, psicologia e direito. Através do CEAV, os usuários serão encaminhados para outros serviços da cidade. Dessa forma, as vítimas de crimes tem no CEAV apoio e orientação.

Codecom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário