segunda-feira, 16 de julho de 2012

Oitavo mais rico, Maranhão agora recebe o título de candidato mais velho do país

Oitavo mais rico, Maranhão agora recebe o título de candidato mais velho do país Mais de meio século separam o candidato a prefeito mais novo e o mais velho nas eleições de 2012, entre as capitais. O grupo dos "jovens" é encabeçado por Gustavo de Biase (Psol), pleiteante do executivo municipal de Vitória (ES), que completa 25 anos em dezembro e é um dos três concorrentes com menos de 30 anos. José Maranhão (PMDB), que disputa João Pessoa (PB), fará 76 anos em setembro, e é topo da lista dos "veteranos", em que oito candidatos têm mais de sete décadas de vida.


Mas os grupos dos mais novos e dos mais velhos representam apenas 5,8% dos candidatos neste ano. A maior parte dos pleiteantes das 26 capitais tem entre 40 e 59 anos: 67,5%. Os que estão entre 30 e 39 anos somam 17,3%, quase o dobro dos 9,4% que têm entre 60 e 69 anos.


O partido com mais candidatos "novos" é o Psol, com dois nomes de até 30 anos e outros de até 40. Em segundo lugar vem o PSTU, com quatro candidatos de menos de quatro décadas de vida, e, em seguida, o PSDB, com dois nomes no grupo de até 40 anos e um no de até 30. PMN e PPL, com três pleiteantes nascidos depois de 1972, completam a lista.


Já as legendas com mais candidatos "experientes" é o PSDB, que tem dois candidatos com mais de 70 anos e outro com mais de 60. O PTB tem um nome em cada uma das faixas etárias. Empatados com dois pleiteantes nascidos em 1952 ou antes, vêm PMDB, PSB, Psol e PT.


A partir de 1982, ou seja, partindo dos 30 anos, todas as idades são contempladas pelos candidatos. Isso até chegar em 1941, ou 71 anos, idade de Fernando Siqueira (PPL), que disputa a prefeitura do Rio de Janeiro, e João Alves (DEM), candidato em Aracaju (SE). Fazendo a conta pelo ano de nascimento, o vencedor é 1963: a lista traz 12 candidatos com 49 anos. Na sequência vêm 1962, 1959, 1956, com dez candidatos das idades de 50, 53 e 56 anos, respectivamente.


Manaus (AM) é a cidade com a maior média de idades, 57 anos, enquanto Macapá apresenta a média mais baixa, 41,7 anos. Palmas (TO), capital do estado mais "criança" do Brasil - criado em 1988, ou seja, mais novo que qualquer dos candidatos de 2012 -, tem uma média de 41,9 anos, e Florianópolis (SC) fica apenas um pouco mais "velha": 42,5 anos. Depois da capital amazonense, a mineira é a segunda de maior média, com 56,7 anos, seguida da carioca, com 53,6 anos.


O mês em que mais há aniversariantes é junho, com 21 candidatos, mas é em abril que se encontra a maior coincidência, já que cinco pleiteantes sopram as velinhas no dia 12: Edna Costa (PPL), candidata em Recife (PE); Mauro Mendes (PSB), candidato em Cuiabá (MT); Marcelo Freixo (Psol), candidato no Rio de Janeiro (RJ); Elmano de Freitas (PT), candidato em Fortaleza (CE); e Vanessa Portugal (PSTU), candidata em Belo Horizonte (MG). Esses dois últimos nomes, além de terem nascido no mesmo dia, nasceram também no mesmo ano, 1970.


Há outras 30 coincidências de aniversário, entre duplas e trios, e algumas inclusive ocorrem com pleiteantes da mesma cidade. Em Porto Velho (RO), por exemplo, há Fátima Cleide (PT) e Jaderson Silva (PSTU) no dia 2 de janeiro; em Manaus (AM), Herbert Amazonas (PSTU) e Henrique Oliveira (PR) nasceram em 16 de outubro de 1960 - exatamente um ano depois de Edson Ribeiro (PSDC), candidato em Vitória (ES). Nessa lista entram também quatro dos 10 candidatos de Belém (PA), em duas duplas: Anivaldo Vale (PR) e José Priante (PMDB) sopram as velas em 2 de dezembro. Arnaldo Jordy (PPS) e Jefferson Lima (PP) celebram três dias antes, em 30 de novembro.


Os dados são baseados na Divulgação de Registro de Candidaturas 2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




PolêmicaPB com Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário