quarta-feira, 19 de junho de 2013

SINTONIA: peemedebistas e petistas já acreditam na aliança entre as legendas na PB para as eleições de 2014

SINTONIA: peemedebistas e petistas já acreditam na aliança entre as legendas na PB para as eleições de 2014
O que antes parecia distante hoje não é tão mais. A provável aliança entre o PMDB e o PT para as eleições estaduais de 2014, já é ventilada por diversas lideranças destes partidos. Quem também comungou a favor desta aliança neste final de semana foi o deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB).

Segundo Ivaldo, o seu partido já tem um candidato a governador que é o pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo e resta uma vaga de senador e uma de vice-governador, para serem discutidas entre os partidos. “Estes dois nomes serão escolhidos dentro destes partidos”, disse o deputado Ivaldo Morais. Segundo ele, a coligação deverá contar inclusive com o PT.

E a preço de hoje o PT não tem nos seus quadros nenhuma opção com indicativos de viabilidade para o enfrentamento de uma eleição para governador. E talvez a aliança seja, a alternativa para dar ao PT o seu protagonismo, até porque o saldo de 2014 terá muito peso na reeleição em 2016, quando Cartaxo deve disputar sua reeleição a PMJP.

O Deputado Estadual Frei Anastácio (PT) defendeu há poucos dias que o Partido dos Trabalhadores que o PT e o PMDB estejam juntos em 2014, no apoio à candidatura de Veneziano Vital do Rêgo ao Governo do Estado. Segundo ele, o PT não teria qualquer dificuldade de apoiar a candidatura a governador do PMDB, que tem hoje Veneziano como pré-candidato.

“O PMDB sempre teve na Paraíba uma postura de apoio ao PT. Temos o vice-presidente Michel Temer. Não vejo nada que possa impedir, mas isso é uma construção”, afirmou Frei Anastácio. Ele ressaltou que sua leitura não é nenhuma novidade, apenas reproduz o que tem ouvido diretamente dos dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores.

No final de semana, o presidente do PT de João Pessoa, Jakcson Macedo, disse que toda a estratégia tática petista para 2014 tem como objetivo principal o fortalecimento da reeleição da presidente Dilma Roussef, mesmo que para isso a legenda precise apoiar uma candidatura de um partido aliado. “Desde que seja para formarmos o palanque mais forte para a candidatura de Dilma”, admitiu Macedo.

Conjuntura nacional - O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reafirmou que a aliança entre PMDB e PT em nível nacional, deverá ser mantida em 2014 e deve ter repercussões nos Estados. Com base nas conversações de bastidores, Vital acredita que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro terá Michel Temer como o vice-presidente de Dilma Rousseff (PT). Quem também comungou com a manutenção desta aliança foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que em recente encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) confirmou a força desta aliança.

Raupp disse que, em nível nacional, PMDB e PT já firmaram o compromisso de estar juntos em 2014, garantindo a reeleição da Presidente Dilma Rousseff, com a presença de Michel Temer mantendo a chapa com Dilma, na qualidade de candidato a vice-presidente. Segundo Rupp, esse entendimento deverá ser repetido nos estados, garantindo, assim, a reciprocidade ao apoio do PMDB.

"O Veneziano, o Vital, o Maranhão já estão conversando com o PT, com o PSC, com o PP, com outros partidos também da base, para fazer uma aliança ampla em prol da nossa pré-candidatura ao Governo da Paraíba, com o Veneziano. Vamos abrir a aliança para outros partidos para indicar a vice ou talvez o Senado, não sei ainda, mas nós precisamos já começar a conversar porque a nível nacional já há um alinhamento muito forte, um entendimento muito forte", afirmou o Presidente.





PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário