terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Festa do Bode – 56 anos de cultura

Festa do Bode – 56 anos de cultura
A cidade de São Francisco-PB, foi palco da mais tradicional "Festa do Bode" do Brasil, neste segunda-feira 05 de janeiro de 2014. 

Foi um dia inteiro de celebração e confraternização com várias brincadeiras e premiações envolvendo a figura do Bode á partir de uma programação elaborada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Esportes.

Nesta edição, os visitantes que chegaram mais cedo em São Francisco, puderam participar de várias provas como: Corrida de Bode, concurso de buchada, forró do bode e da cabra, baile a fantasia do bode, além do lançamento de um vídeo contando todas as histórias destes 56 anos de tradição.

Na corrida de bode, que aconteceu as 08h00 da manhã, no parque de vaquejada na cidade, próximo ao Conjunto Ivone Silveira, o condutor do bode que chegou primeiro, ganhou um bode no valor de R$ 200,00.

Em 1º lugar, Ednaldo Lucas de Andrade, conhecido por Tatá. A 2º colocação ficou para João Paulo Martins. Ao todo, participaram 18 pessoas. A Prefeitura promete realizar no próximo ano, outra corrida maior ainda.


A partir das 15h30, aconteceu o Forró do Bode e da Cabra com Dorval, Fernandinho do Acordeom, e Os Cangaceiros do Sertão, em praça pública, mesmo local que acontece a Festa do Bode há 56 anos.


As 17h iniciou o Primeiro Concurso Municipal de Buchada, chamando á atenção de todos para o potencial da culinária caprina. Os chefes de cozinha de restaurante, foram convidados para compor o Júri do concurso que premiou o cozinheiro ou a cozinheira da melhor buchada com um bode vivo no valor de R$ 200,00. 


O segundo lugar ganhou ingressos para a festa noturna. Depois do Concurso de Buchada, foi a vez de premiar, com ingressos, a melhor fantasia de bode ou de cabra presente no Forró do Bode e da Cabra. Entrando pela noite, a animação ficou por conta de Bichara do Acordeom.


Após o forró que aconteceu em Praça Pública com a presença do Prefeito, Bosco Filho, vice, Chico de Tuzinha, secretários, vereadores, amigos e correligionários, foi exibido um vídeo contando a história dos 56 anos da festa com depoimentos dos senhores Antônio de Chicô, Pedro Irineu, Ildomar Silveira e Chico Dalina, que viveram de perto dezenas de festas do bode na Cidade de São Francisco.  


O Prefeito, Dr. Bosco Filho disse que vai a Prefeitura vai buscar dentro da possibilidade, resgatar a cultura popular da tradição Festa do Bode, evento que pertence ao povo de São Francisco-PB.


HISTÓRIA DA FESTA:

A História da Festa do Bode começou em 1958 alguns caminhoneiros vindos pelas estradas da Bahia (ou Pernambuco?) roubaram um bode magro e trouxeram para a confraternização de Natal em São Francisco. Segundo alguns depoimentos, a festa teria começada a ser realizada no dia 25 de dezembro e, alguns anos após, foi adiada para o dia 05 de janeiro permanecendo até hoje. Conta-se também que durante muitos anos só era possível adentrar a festa homens vestidos de paletó e mulheres com vestidos longos.


A festa do bode ganhou um grande reforço de divulgação quando, entre 1965 e 1969, o então governador da Paraíba João Agripino, tentou entrar na festa, sem saber do rigor que havia e, sem paletó, foi barrado na porta da festa até conseguir o traje adequado com seus correligionários. Este fato foi publicado em jornais e revistas da época.


Com estas e dezenas de outras histórias a Festa do Bode acontece anualmente já há 56 anos.

VEJA AQUI AS FOTOS:



DEPOIMENTOS DOS FUNDADORES DA FESTA DO BODE



Redação
@folhadosertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário