segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Açude de Boqueirão recebe mais de 1 milhão de metros cúbicos de água

Açude de Boqueirão recebe mais de 1 milhão de metros cúbicos de água
 Em três dias de chuva intensa, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ganhou três centímetros a mais em sua lâmina de água. O manancial, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu 1 milhão 552 mil metros cúbicos de água, conforme os dados repassados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (Dnocs).


Hoje o açude de Boqueirão está com 89 milhões 761 mil m3 de água, o que equivale a 21,6%de sua cota máxima possível na atualidade.

Com as primeiras chuvas registradas este ano no Cariri paraibano, o açude Epitácio Pessoa apresentou inicialmente, um aumento de 12 centímetros em sua reserva, o suficiente para 15 dias de consumo, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Através das águas recebidas dos rios Taperoá e Paraíba na última quinta-feira, ontem o volume do reservatório subiu de 88,209 milhões de metros cúbicos (21,4%) de sua capacidade, para 89,761 milhões de m³ (21,8%), o que corresponde a uma recarga de 1,5 milhão de metros cúbicos.


O volume recebido pelo manancial nesse período chuvoso foi maior do que a quantidade de água que deixou de ser retirada em quase dois meses de consumo, quando Campina Grande e outras 18 cidades passaram a adotar o racionamento. Com base no relatório divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), foram economizados 950 mil m³ de água com o racionamento.


Segundo o gerente regional da Cagepa, Simão Barbosa, conforme o relatório, esse valor seria capaz para atender cerca de 200 mil pessoas por 30 dias, o equivalente à população de quase todas as cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão, com exceção de Campina Grande, Lagoa Seca e Sossego. Ainda assim, a saída de água do reservatório no segundo mês de racionamento foi menor do que a registrada nos primeiros 30 dias.


PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário