quarta-feira, 21 de março de 2012

Lídia intervém por profissionais do PSF

Lídia intervém por profissionais do PSF
Coordenadora de Assuntos Políticos de CG recebe apoio de Vené e Tatiana Medeiros e conquista equiparação de salário de profissionais do PSF

Mostrando disposição para melhorar a condição de vida dos assistentes sociais e enfermeiros da Saúde da Família de Campina Grande, a coordenadora de Assuntos Políticos, Lídia Moura (PMN) emplacou mais uma conquista com o apoio da secretária de Saúde Tatiana Medeiros (PMDB) e do prefeito Veneziano Vital do Rego. É que na manhã desta quarta-feira (21), o Executivo concedeu reajuste no piso salarial destes profissionais.

Em entrevista ao Portal PB Agora, a presidente da Associação dos Enfermeiros do PSF de Campina Grande, Liziane Aparecida fez questão de destacar o empenho de Lídia Moura na efetivação do reajuste. “Ela foi peça fundamental para que conseguíssemos ter acesso ao Executivo e a gestora maior da Saúde, Tatiana Medeiros. Temos que agradecer de pronto a amiga Lídia Moura que se empenhou e intermediou essa negociação com o prefeito Veneziano Vital e com a secretária de Saúde, Tatiana Medeiros. Daí a César o que é de César”, pontuou.

O valor é o mesmo pago aos médicos da Saúde da Família. Com o projeto de lei que será encaminhado para a Câmara de Vereadores, o salário inicial dos mais de cem assistentes sociais e enfermeiros, passa de R$ 2.500, valor que já tinha sido reajustado no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), para, no mínimo, R$ 3.122,15.

A iniciativa de implantar a isonomia foi elogiada pelo presidente do Coren-PB (Conselho Regional de Enfermagem), Ronaldo Miguel, que esteve presente à solenidade. Os enfermeiros, a quem ele chamou de guerreiros e guerreiras, estão tendo a valorização por parte da gestão, que de forma inteligente, está reconhecendo a força da categoria e ajudando a construir uma enfermagem de qualidade, disse. “Não é surpresa pra mim o reconhecimento do prefeito Veneziano, que sempre respeitou a categoria, e a quem agradeço em nome de todos”, disse o presidente do Coren-PB. Os assistentes sociais foram representados na mesa das autoridades por Rosiane Moreira.

A coordenadora de Assuntos Políticos do município, Lídia Moura, que participou da negociação com os profissionais do Saúde da Família, ressaltou o fato de Campina Grande, apesar das dificuldades enfrentadas pelo prefeito Veneziano, mais uma vez sair na frente em uma reivindicação que é dos profissionais de todo o país. Lídia Moura disse que tem uma relação de profundo respeito, principalmente com os enfermeiros, e dedicou aquela conquista a Joaquim, profissional que a acompanhou durante problemas de saúde enfrentados por ela. “A secretária Tatiana também foi fundamental para esta conquista”, acrescentou.

A secretária municipal de Saúde disse que não tinha como falar em PCCR sem relembrar o período antes de 2005, quando os profissionais do Saúde da Família eram contratados através de Sociedades de Amigos de Bairro, cujos presidentes até hoje enfrentam problemas judiciais por falta de repasse de encargos sociais para a Receita Federal. Tatiana Medeiros, que é filha de uma enfermeira, disse que, com a isonomia salarial e um profissional valorizado e reconhecido, o maior beneficiado será a população de Campina Grande. Ela acrescentou ainda que 56% dos servidores efetivos do município foram contratados através de concurso público realizado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

O vereador Antônio Pimentel Filho parabenizou as duas categorias pela conquista e ao prefeito e secretária de Saúde pela vontade política de resolver e atender a uma antiga reivindicação. Também participaram da solenidade o vice-prefeito José Luiz Júnior, os vereadores Antônio Pereira, Rodolfo Rodrigues e Cassiano Pascoal, além de secretários municipais e outras autoridades.






Simone Duarte

PB Agora

com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário