sábado, 31 de março de 2012

PMCG beneficia moradores de Galante com descentralização do SAMU e nova ambulância


Depois de descentralizar o SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o distrito de São José da Mata, neste sábado, 31, a partir das 9h, será a vez do distrito de Galante, que fica a aproximadamente 15 km do centro de Campina Grande, de acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
A descentralização do serviço tem como objetivo agilizar os atendimentos de urgência e emergência para os quase 8 mil moradores de Galante, que terão uma USB (Unidades de Suporte Básico) no distrito. Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, fará a entrega de uma nova ambulância para a Unidade Mista. Durante a manhã do sábado, os moradores de Galante também serão beneficiados pelas ações e serviços do Saúde Itinerante, que neste ano já realizou 10.921 atendimentos.
A descentralização do SAMU vai garantir maior rapidez nos atendimentos em Galante e também na BR-230, a rodovia que fica às margens do distrito. No caso de atendimentos mais graves, em que houver necessidade de uma USA (Unidade de Suporte Avançado) ou de mais de uma USB, o setor de regulação do SAMU, que funciona na sede do serviço, na rua Almeida Barreto, no bairro do São José, fará o envio das demais ambulâncias, mas o atendimento inicial e mais rápido já estará sendo feito, com um menor tempo resposta, explicou a secretária Tatiana Medeiros.
O tempo resposta, que atualmente é, em média, de dez minutos, é o período que vai desde a ligação para o 192 até a chegada do socorro ao local da ocorrência. O coordenador do SAMU, Antônio Henriques explicou que a ambulância ficará todos os dias em Galante, na Unidade Mista, inicialmente apenas durante o dia, mas caso haja necessidade, ela será deslocadas para atendimentos também em outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário