quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Farmácias Populares realizaram 62 mil atendimentos e distribuíram gratuitamente mais 144 mil cartelas de medicamentos em 2011


As quatro unidades das Farmácias Populares de Campina Grande realizaram, em 2011, 62 mil atendimentos. A unidade com maior número de atendimentos foi a de José Pinheiro, com 22.566. As demais tiveram 18.695 (Liberdade), 11.900 (Conjunto Severino Cabral) e 8.839 (Palmeira). Já o “Saúde Não Tem Preço”, que foi lançado em fevereiro de 2011 pelo governo federal, com o objetivo de disponibilizar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão e diabetes nas Farmácias Populares, distribuiu 144.681 mil cartelas. Mais uma vez, a unidade de José Pinheiro, registrou o maior número de medicamentos distribuídos gratuitamente: 49.945 cartelas.
O programa de Farmácias Populares é desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Prefeitura de Campina Grande e busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A avaliação do desempenho das Farmácias Populares, segundo a coordenadora do programa no município, Fátima Luna, é bastante positiva e a população tem relatado que, através das Farmácias Populares, tem sido possível garantir a continuidade do tratamento. Nas unidades, é possível adquirir a medicação com redução de 90% do valor de mercado, o que permite que milhares de pessoas possam adquirir os medicamentos pelo preço de custo e próximo às suas residências, uma vez que a localização das unidades contempla as quatro zonas norte, sul, leste e oeste da cidade.
A aquisição de medicamentos nas Farmácias Populares é feita exclusivamente mediante prescrição médica, o que as diferencia das demais farmácias, para evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes. Para adquirir os medicamentos, os usuários devem apresentar a receita médica ou odontológica, seja ela de serviço público, particular ou de serviços voluntários ou filantrópicos. Nas Farmácias Populares, além dos 11 medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, a população tem acesso a outros tipos de medicamentos utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
As Farmácias Populares de Campina Grande estão localizadas nos bairros da Liberdade, que desde a última segunda-feira, 23, se mudou para o número 613 da Avenida Almirante Barroso, além de José Pinheiro, Palmeira e do Conjunto Severino Cabral. O horário de atendimento das unidades é de segunda à sexta-feira, 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário