quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vital quer unir classe política por Porto de Águas Profundas

 


Vital reafirma compromisso de unir a classe política em torno da criação do Porto de Águas Profundas

Com visão futurista e pensando no desenvolvimento da Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que propôs ao Plano Plurianual (PPA 2012/2015) uma emenda individual de R$ 800 milhões para a implementação do Porto de Águas Profundas em Lucena, ponderou como positivo o reconhecimento público do diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba Wilbur Holmes Jácome da importância da obra para o desenvolvimento da Paraíba.
Tal emenda do senador peemedebista se soma as outras nove apresentadas por ele ao PPA que ultrapassa os R$ 6 bilhões. São investimentos planejados para serem utilizados a curto, médio e longo prazo na implantação de projetos estruturantes. Isso porque, na visão do Vital do Rêgo, a Paraíba só poderá retomar o caminho do desenvolvimento se houver investimentos nos setores de infraestrutura viária, aeroportuária, e ferroviária. Em entrevista a mídia paraibana na tarde de ontem o presidente das Docas admitiu a possibilidade do Governo do Estado de implementar o projeto. “O Brasil tem 8.500 quilômetros de costa, então por que a Paraíba não pode ter dois para servir aos paraibanos”, disse Wilbur.
Sabedor da importância da obra e da emenda de Vital no PPA propondo recursos para a construção do Porto de Águas Profundas, o prefeito de Lucena Antônio Mendonça Monteiro Júnior (Bolão) do PR, reconhece que o senador, já cravou o seu nome na história da Paraíba por defender o empreendimento. “O senador está de parabéns por defender essa bandeira de desenvolvimento. Há anos sonhamos com esse Porto, e agora vislumbramos a perspectiva do sonho virar realidade. Paraibano dos bons como é o senador vai conseguir trazer o Porto. Não podemos deixar passar essa oportunidade histórica”, comemorou Antônio Mendonça em entrevista a assessoria do senador.
Vital considerou como um significativo avanço a postura técnica do representante do governo estadual em reconhecer que Lucena tem profundidade adequada para a implantação do empreendimento desse porte e que o equipamento será indispensável para o escoamento da produção desenvolvida em solo paraibano, gerando assim riqueza no Estado. “Estou buscando a unidade da classe politica paraibana pelo projeto, por entender que esse é um tipo de empreendimento vai atrair outros investimentos e consequentemente gerar muita mão de obra, tanto na fase de implantação e construção, como depois para a manutenção das atividades. Todos esses fatores causarão impactos positivos visto que vão gerar um aquecimento da economia paraibana e beneficiando todos os segmentos produtivos do Estado”.
O Porto terá calado de cerca de 17 metros e quando construído será um dos mais profundos da região, possibilitando a atracagem de navios de grande porte (navios que transportam 70 toneladas exigem calado de 13 metros). Vale ressaltar que o Porto de Pecém, no Ceará, tem calado de 16 metros e o de Suape, em Pernambuco, 14 metros. O Porto de Águas Profundas ainda terá a vantagem de ser um dos mais próximos da Europa. Hoje, 21% dos produtos importados e exportados da Paraíba passam pelo Porto de Suape.

Outras emendas apresentadas no PPA por Vital e Nilda Gondim
Emendas propostas por Vital do Rêgo
· Adequação da Capacidade do Aeroporto de João Pessoa - R$ 180 milhões (emenda individual) – adaptação da prestação de serviços aeroportuários e da capacidade de processamento de aeronaves, passageiros e cargas à demanda futura;
· Implantação de Porto de Águas Profundas em Lucena – R$ 800 milhões (emenda individual) –reestruturação e implantação de novos portos marítimos organizados;
· Preservação, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais na Bacia do Rio Taperoá – R$ 100 milhões (emenda individual) - promoção da revitalização da bacia hidrográfica por meio de ações de recuperação, preservação e conservação que visem o uso sustentável dos recursos naturais ;
· Duplicação da BR-230/PB – R$ 1,5 bilhão (emenda de bancada) – adequação da capacidade dos eixos rodoviários federais, garantindo condições estáveis de fluxo e segurança, com a finalidade de atender as demandas de cargas e ao volume de tráfego;
· Reforço do Porto de Cabedelo - R$ 200 milhões (emenda de bancada) – ampliação da estrutura do cais, em virtude da dragagem do calado, possibilitando acostagem e de Operação de Cargas, além de ampliar a capacidade portuária com a Construção de terminal de passageiros e terminal de múltiplos usos ;
· Adequação do Ramal Paraibano da Ferrovia Nova Transnordestina R$ 1,3 bilhão (emenda de bancada) – ampliar o sistema ferroviário nacional de forma integrada com os demais modos de transporte

Emendas propostas por Nilda Gondim
· Duplicação da BR-104 - R$ 800 milhões (emenda individual) – integração rodoviária na Paraíba, por meio de obras de duplicação da BR-104, no trecho de 198,8 km entre as divisas da Paraíba com os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, como forma de adequar a capacidade dos eixos rodoviários federais, garantindo condições estáveis de fluxo e de segurança.
· Cargueiro tático militar – R$ 4,3 bilhões (emenda individual) – desenvolvimento de Cargueiro Tático Militar de dez a vinte toneladas (Projeto KC-X) e qualificação da Aeronáutica e da indústria aeroespacial nacional, visando à ampliação da capacidade de defesa aérea do País.
· Ensino superior R$ 150 milhões (emenda de bancada)– projeto de expansão, interiorização, democratização e qualificação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Assessoria

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