terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reitora da UEPB diz que instituição “vive à mercê” de Ricardo Coutinho           
Reitora da UEPB diz que instituição “vive à mercê” de Ricardo CoutinhoImagem (Da Internet)

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, lamentou a postura do governador Ricardo Coutinho (PSB) de desrespeitar a autonomia da instituição ao diminuir o repasse do duodécimo. "Hoje vivemos à mercê da vontade do governador, ele manda quanto quer e como quer", falou.
De acordo com a reitora, a UEPB "regrediu" para 2003, antes da conquista da autonomia da instituição, e conclamou a sociedade para discutir a problemática. "O governo precisa entender que a educação é um bem caro e a UEPB é do Estado e não do governante".
Marlene Alves lembrou que há nove anos, a UEPB não enfrenta greve e a atual crise fragiliza a Universidade. "Nós temos um concurso em andamento, pessoas vindas do exterior para trabalhar aqui e o que está acontecendo é preocupante".
O assessor da Pró-Reitoria de Planejamento da UEPB, Everaldo Catão, informou que em janeiro, Ricardo Coutinho diminuiu de R$ 27 milhões para R$ 18 milhões o repasse à Universidade. "Nossas despesas são superior ao valor repassado e o governo não respeita a lei".
Ele também denunciou que a UEPB está impossibilitada de movimentar sua conta corrente, que agora está sob a responsabilidade do Poder Executivo. "A conta corrente da Universidade agora é controlada por ele, ferindo a autonomia da instituição".
Catão classificou a postura do governador como ditatorial. "O governo adota uma postura ditatorial e não respeita uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa".
O assessor da UEPB desmentiu a informação prestada pelo governador através do twitter de que teria repassado à UEPB 8,71%, em 2011, valor acima da inflação. "Isso não procede. Em 2011, recebemos menos recursos do que em 2010 e agora no mês de janeiro recebemos nove milhões a menos".
Ele ainda reivindicou um pronunciamento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre as dificuldades enfrentadas pela Universidade no governo de Ricardo Coutinho. "Ele é corresponsável por essa autonomia e deve se pronunciar nessa hora".
Confira o vídeo em que o então candidato a governador Ricardo Coutinho promete fortalecer a UEPB:

CLICK PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário