terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Senador Vital ressalta a importância do turismo religioso para a economia do Estado

 

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo religioso. Sabedor disso o senador Vital do Rêgo (PMDB) vem a público destacar a importância deste segmento do turismo para a Paraíba em especial para Campina Grande que no período carnavalesco se torna a capital nacional da fé.

Segundo ele, eventos como o “Encontro da Nova Consciência” e o “Encontro para a Consciência Cristã”,que movimentam milhares de fiéis, já contam com apoio anual da Prefeitura Municipal de Campina Grande para sua implementação, pois o prefeito Veneziano reconhece que tais eventos além de promover o crescimento espiritual das pessoas aumentam o fluxo de turistas nos hotéis de Campina, gerando empregos diretos e indiretos”, disse.

Vital do Rêgo destaca que no ano passado dados do Sindicato dos Bares e Restaurantes (SindCampina) revelaram que a rede hoteleira da cidade registou 90% de ocupação dos estabelecimentos credenciados e que para esse ano, vários hotéis da cidade já não tem mais reservas durante o período de Carnaval. O mesmo se segue no tocante a reservas de pacotes que as agencias de turismo estão fazendo nos restaurantes da Rainha da Borborema.

Crescimento na economia - Quem também ressaltou a importância dos eventos para cidade foi o pastor Euder Faber que preside a Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINAC) e coordena o Encontro para a Consciência Cristã, ele aproveitou para agradecer o apoio recebido pela administração municipal.“Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pois sem ele todo o nosso esforço seria em vão, como também quero agradecer ao prefeito e ao senador pela defesa do nosso evento. O turismo religioso incentiva o desenvolvimento socioeconômico local, contribuindo para geração de empregos, rendas e criação de infra-estrutura que beneficia não só o turista, como a população da cidade”,disse.

Euder aproveitou para apelar ao Governo do Estado que se sensibilize com para com a importância do evento a exemplo do que faz a prefeitura, pois esse ramo do turismo é uma solução ideal para os destinos turísticos.

O senador peemedebista revelou que, enquanto o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vem a público relatar que a atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) a gestora de turismo do Sebrae – Paraíba, Regina Amorim declarou recentemente uma dura realidade de que a estrutura atual do Estado trava o recebimento de eventos de grande porte.

De acordo com Regina Amorim, vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos. Daqui a três anos teremos Copa do Mundo, e cidades como Recife e Natal receberão jogos. Imagine a quantidade de eventos que podemos ter nesse período”, afirmou.

Sabedor da importância dos investimentos neste setor Vital que é titular da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOO), e vem ao longo da sua vida pública valorizando o potencial turístico que a Paraíba tem a oferecer aos brasileiros e turistas internacionais, a exemplo do projeto de lei no Senado que propôs a regulamentação da profissão de Agente de Turismo; dá audiência recente que teve com o presidente da Embratur, Flávio Dino, onde obteve dele a garantia de investimentos turísticos da empresa na promoção dos destinos turísticos paraibanos; como também seu intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira, na inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014. “Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil”, afirma.

Estrangeiros- O crescimento nos desembarques também foi verificado nos voos internacionais. Foram 9.005.165 desembarques de estrangeiros no Brasil, em 2011, o que representa um crescimento de 13,95% em relação aos 7.902.531 de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário