terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Luciano comemora retorno de petistas históricos as discussões do partido


Para Luciano, a pré-candidatura já é vitoriosa

O deputado estadual Luciano Cartaxo saiu da reunião do Fórum Em Defesa da Candidatura Própria do PT comemorando, o que ele classificou como, retorno dos petistas históricos as discussões do partido.Militantes históricos, ativistas sociais e intelectuais filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram o manifesto em defesa da retomada do protagonismo petista na política local e em defesa da candidatura própria do partido na eleição para prefeito da capital, em outubro próximo. O evento aconteceu na sede do diretório regional da legenda, no Centro de João Pessoa.
Para Luciano, a pré-candidatura já é vitoriosa justamente por isso, "por colocar o PT novamente no centro das discussões políticas em João Pessoa".
Rodrigo Soares, presidente estadual da legenda, afirmou que o documento é mais um marco que confirma a intenção do PT de galgar mais espaços no Estado. Segundo ele, o manifesto será encaminhado para as instâncias do partido em nível nacional, estadual e municipal. “Nosso partido marcou a história deste País e este é o momento de retormarmos o protagonismo no Estado. Companheiros de 74 cidades já apresentaram pré-candidaturas e estamos mobilizados em 208 municípios. Não há como fugir. Agora é a vez do PT!”, afirmou.
Para o deputado petista e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o manifesto é uma demonstração da força e do desejo da militância de construir um projeto político para João Pessoa. “Este projeto estará representado através da nossa pré-candidatura. Vamos continuar mobilizando o partido para construirmos a João Pessoa do futuro”, ressaltou
Leia abaixo a íntegra do manifesto apresentado hoje:

Construindo um novo Brasil – CNB
Manifesto aos petistas e à sociedade


É HORA DE RETOMAR O PROTAGONISMO PARTIDÁRIO!
CANDIDATURA PRÓPRIA A PREFEITO DE JOÃO PESSOA EM 2012
“Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar...”
(Beto Guedes)

As eleições 2012 estão chegando e o debate sobre os rumos da cidade de João Pessoa já toma conta da sociedade civil.

O Brasil está crescendo e, com ele, o Nordeste. Infelizmente, a Paraíba não tem conseguido acompanhar a dinâmica brasileira que chegou à condição de 6a. economia do mundo. Nossa cidade também não consegue acompanhar a dinâmica das demais capitais nordestinas nem oferecer serviços públicos de qualidade para o povo.
As forças políticas locais começam a se movimentar se para o cenário de disputas. O campo governista e a oposição conservadora armam-se para o enfrentamento, desqualificando o debate programático e procurando enlamear aos adversários. Nosso partido, o PT, não pode se furtar a enfrentar o debate.

O PT é uma importante força política no município de João Pessoa. Aqui, nas eleições de 1992, 1996, 2000 e 2002 apresentamos candidaturas majoritárias com grande desempenho  eleitoral. Ao mesmo tempo, Lula e Dilma Roussef nunca perderam na cidade. Entre os deputados federais e estaduais mais votados aqui, há dois petistas. Temos também forte intervenção nos movimentos sociais e presença na vida cotidiana local, indicativos de que não podemos ficar à margem da linha de frente da disputa política.

E o que o PT deve fazer nesse cenário? No nosso entender, partido é para apresentar propostas de governo e candidaturas, como bem fazemos em nível nacional. Existe amplo espaço na cidade para propostas alternativas ao que aí está. A cidade quer avanços. Não quer voltar a um passado de privatização, nem se manter sob o julgo de um pequeno “coletivo” que nela quer mandar e desmandar.

Sem desconhecer a necessidade de alianças que fortaleçam nosso projeto em nível nacional, o PT deve ser protagonista, especialmente na capital, que é o “farol” da vida política estadual. Quem não lança candidatos não forma quadros, não cria novas lideranças. Partido é para debater teses, apresentar propostas e lançar candidatos. Partido é para mobilizar e não para viver no comodismo do poder.

É hora de retomar o protagonismo petista na vida da sociedade pessoense, resgatando o debate político interno, a interlocução com as forças vivas da cidade e da Paraíba, a exemplo dos movimentos populares, fazendo com que o PT volte a se constituir como um pólo alternativo, programático e eleitoral.

Em João Pessoa, dispomos de dois nomes capazes de liderar este projeto: os deputados Luiz Couto e Luciano Cartaxo. Como o primeiro abriu mão publicamente da postulação e as pesquisas já indicam um bom posicionamento do segundo, entendemos que o nome de Cartaxo é o melhor nesse momento para representar o PT nesta disputa, aglutinando outras forças.

Esta candidatura tem todas as condições de obter bom desempenho eleitoral, especialmente se conseguir construir uma linha programática para a cidade, fundada no modo petista de governar, com visão estratégica, investindo no desenvolvimento econômico com inclusão social e em políticas públicas universais e de qualidade. O debate para a disputa de 2012 deve se centrar na construção de eixos estruturantes, pensando a cidade a longo prazo, com ampla interlocução social.

É para contribuir com este processo que estamos lançando uma chapa ao Encontro de Tática Eleitoral do PT. Conclamamos os nossos filiados a cerrar fileiras em torno deste projeto. O PT não nasceu para ser sublegenda. Nosso partido nasceu com vocação para a transformação da sociedade. E para cumprir este papel temos que distensionar o ambiente inteno, ao mesmo tempo em não podemos abrir mão de debater política com "P" maiúsculo.

Nossa cidade tem jeito e tem futuro. Cabe aos seus cidadãos tomar-lhe as rédeas. Se estamos construindo um novo Brasil, poderemos, com certeza, fazer muito mais em nossa urbis, construindo um município antenado com os desafios do século XXI.

Agora é a vez de João Pessoa. Agora é a vez do PT!

João Pessoa, 31 de janeiro de 2012.

Subscrevem:


Abdon Bandeira – Servidor Federal e diretor do SINTSERF/PB
Adalberto Fulgêncio - Servidor Federal e ex-presidente do PT/PB
Alberto Magno - Empresário
Aline Machado - Professora da UFPB
Ana Paula Romão - Professora da UFPB
Antônio Medeiros – Servidor do INCRA
Arnaldo Ferreira – Servidor do INSS
Aurelino Sousa – Servidor do INSS
Carlos Bezerra - Engenheiro
Carlos Cartaxo – Escritor, diretor de teatro e professor da UFPB
Charliton Machado - Professor da UFPB e ex-secretário-geral do PT/PB
Cecília Irinéia – Dirigente da Cooperativa dos Motoqueiros
Éder Dantas - Professor da UFPB e ex-vice-presidente do PT/João Pessoa
Edson Franco – Contador e Professor da UFPB
Everaldo Chaves – Professor, Servidor do INSS e diretor do SINDSPREV/PB
Everaldo Vasconcelos - Diretor de Teatro e Professor da UFPB
Fernanda Benvenutti – Servidora da saúde municipal e militante LGBT
Fernando Santos – Contador
Flauber Santos – Casa de Cultura Popular da Torre
Francisco Ramalho – Servidor técnico-administrativo UFPB
Geane Maria - Servidora federal e dirigente do SINTSERF/PB
Hamurabi Duarte – Telefônico e ex-presidente do PT/João Pessoa
Heriberto Coelho – Empresário e Produtor Cultural
Idevaldo Barbosa – Servidor do INSS, Dirigente do SINDSPREV/PB e da CUT/PB
João Félix Neto – Corretor imobiliário
Joaquim Feitosa – Professor da UFPB
Joaquim Neto – fisioterapeuta e ex-presidente do PT/João Pessoa
Josivaldo Gabriel – Empresário
Joseane Morais – Estudante
José Francisco – Servidor do Ministério da Saúde e dirigente do SINDSPREV/PB
Lindemberg Medeiros – Médico e Professor da UFPB
Luciana Rangel – Servidora técnico-administrativa da UFPB e dirigente SINTESPB
Luiz de Souza Junior – Professor da UFPB e ex-presidente do PT de João Pessoa
Luiza Naziazene – Servidora do INSS e dirigente do SINDSPREV/PB
Maria Bernadete – Servidora aposentada do Ministério da Saúde e dirigente do SINDSPREV/PB
Maria da Salete - Professora da UFPB
Maria das Vitórias – Educadora
Mario Ferreira – Servidor do INSS e dirigente do SINDSPREV/PB
Ricardo Silva – Líder Comunitário de Mangabeira
Roberto Jarry – Professor aposentado UFPB
Ronilson Paz – Servidor do IBAMA
Sérgio Fonseca – Servidor INSS
Severino (Biu) Ulisses - Servidor Técnico-Administrativo da UFPB
Simone Lira – Servidora do INSS
Wamberto Sérgio – Servidor da ANVISA
Yuri Marinho – Geógrafo e professor da UEPB
Yuri Rachid – Dirigente da Cooperativa dos Motoqueiros
Wilson Aragão - Professor da UFPB e ex-presidente da CUT/PB
Zilma Richardson - Servidora Técnico-Administrativa da UFPB

Da redação com assessoria
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário