quinta-feira, 26 de abril de 2012

Além de Campina Vital confirma implantação de projetos de mobilidade para João Pessoa

Senador lembra que comitê de Crédito do BNB já aprovou Projeto Técnico para financiamento do Metrô de Campina


Apoiador de primeiro momento do Projeto Técnico do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, o chamado Metrô de Superfície de Campina Grande o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) revelou nesta quinta-feira (25) detalhes do programa de expansão do projeto do Governo Federal que com sua articulação também beneficiará a cidade de João Pessoa com o VLT e corredores de ônibus com verbas em torno de R$ 356 milhões.

Segundo ele serão investidos R$ 22 bilhões de recursos do governo federal, oriundos do PAC Mobilidade. Para o senador o VLT beneficiará os campinenses e pessoenses na melhoria da mobilidade urbana, em especial o sistema de transporte público coletivo, que tem como principal usuário a população de baixa renda.

Campina-Vital do Rêgo lembra que recentemente que o Diretor Financeiro do BNB Fernando Passos, esteve na cidade, recebendo o Projeto Técnico do VLT das mãos do Prefeito Veneziano Vital do Rêgo. “Este foi o passo mais importante para a implantação do nosso Metrô, que irá reforçar a política de transporte público iniciada por Veneziano a partir de 2005, com a implantação do Sistema Integrado”, afirmou o Senador.

Financiamento–Vital informou que o próximo passo para a consolidação do Metrô de Campina Grande, após a homologação, será o financiamento, via Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES. “O passo mais importante já foi dado. Agora é confirmar o financiamento para que as obras do Metrô possam ser iniciadas. Campina tem todas as características necessárias para receber o VLT e, mais que isso, tem uma malha ferroviária propícia à implantação do Metrô”, disse Vital.

Projeto–A primeira etapa do Projeto de Implantação do Metrô de Campina Grande está orçada em aproximadamente R$ 35 milhões. Para a sua implantação, a cidade conta com uma malha ferroviária pronta, precisando apenas de algumas adequações. Segundo o Prefeito Veneziano, a Companhia Ferroviária Nordestina – CFN, detentora da rede, já comunicou oficialmente ao Superintendente da STTP, Salomão Augusto Medeiros, que a Prefeitura está apta a utilizar essa malha com o funcionamento do Metrô.

O Metrô de Campina Grande percorrerá 21 quilômetros, começando no bairro de Bodocongó e terminando no distrito de Galante. No trajeto, serão construídas seis estações. O percurso será feito por duas composições, formadas por quatro vagões, que custam R$ 7 milhões, com capacidade para transportar 754 passageiros por viagem.

A estação inicial será nas proximidades do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), atendendo também aos moradores do Araxá e proximidades. A segunda próxima ao Campus da UFCG; e as demais no bairro do Centenário, Complexo Jurídico da Liberdade, Distrito Industrial e no distrito de Galante. O VLT de Campina Grande será equivalente ao que já funciona desde 2010, ligando as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará, num trajeto de 13 quilômetros.

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