segunda-feira, 23 de abril de 2012

STTP intensifica fiscalização nas calçadas de ruas centrais de Campina.


Desde a última segunda-feira (16), a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) está realizando um trabalho de fiscalização nas calçadas das ruas centrais da cidade.
A ação visa chamar a atenção dos motociclistas, para que os mesmos evitem estacionar e transitar em calçadas, ação essa que infringe as leis do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
A operação está reforçando o trabalho dos agentes de trânsito, que diariamente estão nas ruas fiscalizando e punindo os possíveis infratores. De acordo com o CTB, estacionar em local proibido é uma infração média, onde o motorista recebe quatro pontos na carteira, multa R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos) e remoção do veículo. No caso de estacionar em cima da calçada, além do veículo ser removido, de acordo com a medida administrativa, a infração gera o pagamento da multa de R$127,39 (cento e vinte e sete reais e trinta e nove centavos) e a perda de 5 (cinco) pontos na carteira de habilitação.
O objetivo da ação estende-se também a conscientização dos motoristas que estacionam seus veículos embaixo de marquises. A alegação de deixá-los na sombra não justifica a infração, visto que marquises também se encaixam no quadro de locais proibidos para estacionar.
O trabalho abrange ainda a fiscalização dos estacionamentos destinados a deficientes e idosos. Agentes de trânsito estão cobrando dos proprietários os cartões dos veículos que dão direito aos estacionamentos preferências para essas categorias.
Para os veículos que pertencem a cidades que não tem o sistema de trânsito municipalizado, a STTP orienta que procure o mais rápido possível o DETRAN, pois é de responsabilidade do órgão a emissão do documento.
Conforme declaração do superintendente da STTP, Salomão Augusto, “É preciso mostrar aos condutores que a calçada é local de pedestre. Já aconteceram diversos acidentes devido a essa prática como queimaduras em canos de motos, principalmente por parte de crianças, devemos evitar esses acidentes e garantir a segurança da população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário