quinta-feira, 26 de abril de 2012

PMCG amplia locais e horários de atendimento para emissão do Cartão do SUS


Diante da grande procura, principalmente das pessoas que têm planos de saúde privados, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o número de locais e horário de atendimento para a emissão do Cartão do SUS. Além do Serviço Municipal de Saúde, onde o atendimento é feito das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, as pessoas podem procurar o Centro de Saúde do Catolé, ao lado do Terminal Rodoviário, que está atendendo pela manhã, tarde e noite.
Nos próximos dias, o Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto e o antigo Centro de Saúde das Malvinas, onde hoje atuam equipes do Saúde da Família, também passarão a emitir o cartão, informou o responsável pelo cadastramento do documento no município, Marcílio Nóbrega.
A grande procura tem sido provocada pelos retardatários, uma vez que, desde o ano de 2007 a Secretaria Municipal de Saúde vinha divulgando, através da imprensa, que todas as pessoas deveriam ter o Cartão do SUS. Agora, com a exigência do documento para a realização de procedimentos eletivos – que não são de urgência, as pessoas estão procurando emitir o Cartão do SUS, disse Marcílio Nóbrega.
Outro fator que tem contribuído para as longas filas é que os usuários de planos de saúde também estão sendo obrigados pelas suas operadores a ter o documento. No entanto, o coordenador do cadastramento explica que, no caso destas pessoas, elas não precisam se preocupar em emitir imediatamente o cartão do SUS porque os próprios planos de saúde irão informá-los sobre os prazos e a forma de cadastramento.
A informação foi passada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que, junto com o Ministério da Saúde, está criando regras para a emissão do Cartão do SUS dos usuários dos planos provados. A orientação dos dois órgãos é que “os beneficiários não procurem unidades públicas de saúde com o objetivo de cadastrar-se, uma vez que haverá meios de o cadastramento ocorrer via sistemas”.
Ainda de acordo com o documento, nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado por parte dos prestadores de serviço ou ter o plano de saúde cancelado caso não esteja de posse do número do Cartão do SUS.
DOCUMENTOS EXIGIDOS – Para emitir o cartão do SUS, que é entregue na hora, basta apresentar a Identidade, CPF e comprovante de residência, preferencialmente no nome da pessoa. No Saúde Itinerante, que percorre bairros da cidade, é necessário levar cópias destes mesmos documentos e o Cartão do SUS é emitido e entregue posteriormente.

Redação\ ParaibaIndependente

Nenhum comentário:

Postar um comentário