segunda-feira, 17 de março de 2014

                  

Barragem de Camará: o Tsunami nordestino!


Por: Aldo Ribeirohttp://www.youtube.com/watch?v=JBXzENW3tiMDezessete de Junho de 2004. Um das mais das páginas mais tristes da história da Paraíba. Casas sumiram, pessoas de bem estupidamente se foram e famílias inteiras se viram em poucos minutos sem o conforto e a dignidade de um teto. Caos instalado e desesperança nos olhos daqueles que em poucos minutos tiveram suas vidas devastadas por águas turvas e malvadas. Natureza e homem penalizavam uma cidade inteira pelo simples fato de existir num terreno acidentado, e estar na alça de mira impiedosa da mãe de tudo que nos cerca. Observem no final da reportagem acima. Ainda no ano de 2004, a jornalista informa que por determinação da Juíza Federal Cristina Costa Garcez, o Governo do Estado da Paraíba deve reconstruir a Barragem de Camará. Algumas questões fundamentais e lembranças daquela época me vem à cabeça:
• A incompetência em conjunto dos Governos Federal e Estadual em construir uma obra estruturante no valor de R$ 19 milhões e dois anos depois de pronta, essa mesma obra causar a tragédia que causou;
• A aparente falta de zelo ou desleixo do governo estadual seguinte, que não conseguiu prevenir tal fato;
• E por último, sem dúvida a lembrança mais forte que tenho daquele episódio: o populismo barato do então governador, numa cena digna de Oscar, andando pela cidade de Alagoa Grande com a água pelo joelho "coincidentemente" diante das câmeras de TV que ali registravam toda desordem da cidade. Cena típica de político profissional. Como se isso diminuísse a sua parcela de culpa ao mesmo tempo que se "solidarizava" com o povo castigado, tentando passar a mensagem "Estou aqui com vocês pro que der e vier. Contem comigo". Ora bolas, a população não contou com o poder público, numa premissa básica do governo e direito fundamental de todos: segurança. Nesse caso, numa magnitude ainda maior, já que o próprio poder público foi co-autor da tragédia.
Volto a parte final da reportagem, que cita uma juíza federal determinando a reconstrução da Barragem Camará. Hoje, 15/03/2014, 3.619 dias ou quase 10 anos depois, a barragem ainda não foi reativada, o povo daquela região ainda sofre com a falta d´agua e todas as mazelas que essa falta lhes proporciona. Pergunto-lhes, de quem é a culpa?
Agora abram o link abaixo e tirem suas próprias conclusões. Infelizmente o povo tem memória curta. Espero sinceramente que os mitos caiam, e que a população caia na real!
http://www.paraiba.pb.gov.br/82822/vice-governador-visita-obras-de-reconstrucao-da-nova-camara.html
Façamos um exercício de cidadania e saibamos distinguir o certo do errado, o trabalho do blá blá blá. O momento é esse!

Fonte:Tião Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário