terça-feira, 18 de março de 2014

                                           
     
                        


 

O novo quadro político que se desenha na Paraíba: PSB x PSDB x PT ...



Por Rui Galdino Filho
Depois que o PSDB resolveu entregar os cargos dos seus filiados e romper com o governador Ricardo Coutinho, começou a se delinear um novo quadro político na Paraíba. O senador Cássio Cunha Lima realmente decidiu a ser candidato e está em andamento uma grande operação para viabilizar sua pré-candidatura e um leque de alianças que irá surpreender a todos.
Nunca acreditei na possível candidatura de Cássio em virtude do mesmo ter sido cassado pela justiça eleitoral e ainda está dentro do tempo de sua inelegibilidade por ocasião da eleição deste ano. Há quem entenda diferente, inclusive, o próprio Cássio. Votei em Cássio para senador em 2010 e sei que se a justiça eleitoral liberá-lo para ser candidato a governador em 2014, sem dúvida, é um candidato em potencial.
Diante das circunstâncias políticas da Paraíba e do Brasil, começo a acreditar que Cássio realmente vai para o sacrifício, vai para o tudo ou nada. Articulador de primeira qualidade, Cássio já está em plena campanha, principalmente agora quando viu perder alguns aliados históricos que ficarão com o governador Ricardo Coutinho.
Como um bom galo de campina brigador, Cássio não vai perdoar aliados históricos que não ficarão ao seu lado. Já disse que não quer mais conversa com Rômulo Gouveia, e agora começa a trabalhar em duplo sentido: quer derrotar não apenas Ricardo para governador, bem como, também derrotar Rômulo Gouveia para senador.
A engenharia é grande e vai sobrar para o PT. Como assim ? Cássio já começa entendimentos reais com o PMDB, que já sabe que entre Ricardo e Cássio, Veneziano não terá fôlego suficiente para sobreviver politicamente em 2014. Cássio começa profundos entendimentos com o PMDB da Paraíba e poderá ter Veneziano como o senador na sua chapa, inclusive, com o PMDB paraibano apoiando Aécio Neves para presidente.
Veneziano sabe que o PT da Paraíba, mesmo com a prefeitura de João Pessoa, não tem um nome que possa empolgar como seu vice. O vice ideal tanto para Cássio como para Veneziano seria Luciano Agra do PEN, e Luciano já está certo que será o vice-governador na chapa de Cássio, então Veneziano está realmente sem muita opção, sabe que a possibilidade de se eleger este ano está cada vez mais distante, e que a melhor opção, será ficar como senador na chapa de Cássio.
Diante o quadro desenhado, não resta dúvidas que teremos uma grande coligação de partidos que terá Cássio ( PSDB ) para governador, Agra ( PEN ) para vice-governador e Veneziano ( PMDB ) para senador. O PT por sua vez, vai ter que mudar o seu plano de vôo e se juntar ao blocão e ao PTB de Santiago, tudo isso para garantir o palanque de Dilma na Paraíba.
Do outro lado estará Ricardo Coutinho ( PSB ), Rômulo Gouveia ( PSD ), Efraim Morais ( DEM ), e demais partidos coligados para reeleger o governador Ricardo e juntos na defesa de Eduardo Campos para presidente.
Então, teremos até o final de junho este possível quadro que aí desenhei e que caberá ao povo paraibano decidir qual será o melhor caminho para o futuro do nosso estado e do nosso país. Já disse que prefiro ficar com a reeleição do governador Ricardo Coutinho em qualquer circunstância, pois, caso contrário, a Paraíba correrá um grande risco de RETROCEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário