sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vital enaltece importância do Pronatec e reafirma que programa prepara jovens para o mercado de trabalho
 

 
 
Ao participar ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT) do Ministro da Educação Henrique Paim, da formatura e entrega de certificados dos 1.600 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou a importância do programa e garantiu que a iniciativa do governo federal tem garantido uma formação qualificada completa aos jovens.

Durante a solenidade realizada no Forrock, e que também contou com a participação da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), Vital do Rêgo reafirmou que o programa tem preparado os jovens para enfrentar o mercado de trabalho, abrindo assim, perspectivas de inserção no mercado de trabalho.

A capacitação segundo ele, é primordial para gerar oportunidades aos jovens brasileiros, e consequentemente, garantir que o país continue crescendo.   Ele destacou que os 1.600 alunos do programa que receberam os certificados nesta sexta-feira, e assinaram pela primeira vez, a carteira de trabalho, já podem sonhar com um futuro melhor, devido a formação que receberam.

Em sintonia com o discurso da presidente Dilma Rousseff, Vital do Rêgo, também considera qualificação uma etapa fundamental para o Brasil, e particularmente para a Paraíba. O senador revelou ainda que o programa será ampliado no Estado, permitindo que mais jovens tenham acesso a formação técnica profissional em outras áreas. 

“O Pronatec é um programa de grande importância para os jovens brasileiros que sonham em ter uma profissão e ingressar no mercado de trabalho. O governo federal está de parabéns por investir em um programa tão importante para o desenvolvimento do país” comentou.

Vital do Rêgo disse que ficou feliz ao ver o sorriso e a satisfação dos  1.600 jovens paraibanos, recebendo das mãos da Presidente da República o certificado de conclusão de curso. Para o senador, há muitos jovens na Paraíba, com muito talento e aptidões mas que só precisam apenas de oportunidades para conquistar o seu espaço.

Emocionado, Vital do Rêgo cumprimentou vários formandos, e afirmou que a determinação deles, servia de exemplo para o Brasil. “Sem dúvida foi um momento marcante e especial que se revestiu de vários significados” afirmou.
Vital disse ainda que o Pronatec cria condições para geração de emprego e renda, funcionando como uma espécie de porta da esperança para a juventude. “O Brasil precisa de educação, de emprego e renda, e o governo federal está atuando fortemente nessa área” disse.

Um dos momentos mais marcantes da solenidade, segundo Vital, foi quando os empregadores assinaram a carteira de trabalho dos formandos. “Sem dúvida a formatura desses jovens serviu de exemplo para o Brasil” afirmou.
 
O senador paraibano acompanhou toda a solenidade de entrega de certificados do programa, a convite da própria presidente Dilma Rousseff.  Em seu discurso, a presidente Dilma  destacou aspectos do programa.

A presidente afirmou que quer o país com emprego de qualidade para todos os brasileiros. “Uma pátria que seja integrada por técnicos, cientistas, universitários, mas também por técnicos capacitados. Isso é fundamental para que nós nos transformemos em uma nação rica. Todas as pessoas têm de valorizar o diploma que vocês conquistaram. É ele que vai transformar o Brasil”, frisou.

O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Até 2014, a meta é oferecer 8 milhões de matrículas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada. 

Recentemente, a presidente Dilma lançou o Pronatec 2, ampliando as vagas dos cursos oferecidos pelo programa.
Com cursos diversificados, o Pronatec disponibiliza dez cursos técnicos e 66 cursos diferentes de qualificação profissional. O programa tem parceria com o SENAI, SENAC, Instituições Técnicas Federais e também Escolas Estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário