terça-feira, 23 de dezembro de 2014

APÓS ENXUGAMENTO DA MÁQUINA: Ricardo dá o tom sobre o tratamento da classe política no segundo Governo

APÓS ENXUGAMENTO DA MÁQUINA: Ricardo dá o tom sobre o tratamento da classe política no segundo Governo
Ao enfatizar que esta fazendo um novo Governo e não uma gestão de continuidade, o governador Ricardo Coutinho (PSB) que anunciou durante entrevista coletiva no Palácio da Redenção, mudanças na estrutura administrativa (ver final da matéria) com o intuito de economizar despesas comentou ao PB Agora como pretende estabelecer um dialogo com a classe política, cada vez mais com menos espaços em face também da menor quantidade de cargos comissionados no futuro Governo,

“Com relação a base política, eu creio e tenho sentido isso que as pessoas sabem a gravidade, basta ligar uma televisão daquilo que está acontecendo no país (crise) não é possível que se ache que a Paraíba seja uma ilha e que se ache que a Paraíba tem dinheiro inesgotável, por que isso não existe e o pais esta vivendo um momento delicado”, frisou dizendo que diversas nações estão enfrentando dificuldades, acrescentando que: “A base política sabe disso e na política a melhor coisa é um Estado que funcione e que atenda as pessoas e ganhamos as eleições por que a Paraíba está melhor! ”


Ricardo Coutinho enfatizou que irá cobrar dos seus auxiliares.


“Um Governo que foi aprovado pela população é um Governo que produziu mais e produziu melhor e esses companheiros em sua maioria estarão no processo, mas quero como fiz na Prefeitura (PMJP) quero movimentar, quero estabelecer novos desafios aos companheiros e companheiras, quero cobrar mais, tudo isso em respeito a população”, disse.



MUDANÇAS: 


Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), o governador Ricardo Coutinho (PSB) confirmou as especulações sobre as mudanças no secretariado, sobre a extinção e fusão de órgãos.O chefe do executivo disse que as mudanças visam, sobretudo, a busca pela eficiência e também uma melhor destinação dos recursos públicos.


Entre as principais mudanças, está a extinção da FAC (Fundação de Ação Comunitária). A entidade, conforme o governador, será incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Humano.


Outra surpresa foi o anúncio da fusão da Emepa, da Interpa e da Emater. “A finalidade é porque cria uma unidade nas ações”, justificou Ricardo Coutinho acrescentando que, “os órgãos manterão os seus quadros técnicos, mas a administração será única”.


Também será extinta a Secretaria de Interiorização. Em seu lugar será criada a Secretaria de Agricultura Familiar e Semi-árido. A Defesa Civil, a Casa Militar vai para Secretaria de Governo para diminuir custos.


Outro órgão extinto pelo governador será a Fundação Casa do Estudante da Paraíba (Funecap).


A Educação será dividida em duas Secretarias Executivas, uma que será destinada à administração e outra com a finalidade de cuidar do planejamento pedagógico.


Já o escritório de representação do governo, em Brasília, terá agora status de secretaria.


O governador também mexeu Companhia de Densenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM). A Companhia passa a compor a estrutura da Secretaria de Recursos Minerais da Paraíba.


"Essa nova diretoria tem a sua estrutrura preservada, continuará funcionando em Campina Grande, mas a atividade administrativa será feita pela Cinep. A atividade administrativa que é uma função burocrática, você concentra, racionaliza recursos e preserva a condição dessa estrutrura para poder funcionar melhor. CDRM é um exemplo clássico do avanço que esse estado teve. Chegamos a mais de 1100 poços perfurados nesse quatro anos. Em seis anos e quatro meses se perfurou 320 poços. Nós estamos incorporando a CDRM não por falta de trabalho, mas para racionalizar a máquina para ela funcionar cada vez mais".



A coletiva foi realizada no Palácio da Redenção.


PRIMEIROS ANÚNCIOS

“Eu quero primeiro dizer que essas alterações visam buscar a melhoria na eficiência e na eficácia do Governo. A gestão pública ainda é muito ruim no país, se observarmos o tempo para retirar uma certidão é algo que não pode ser aceito no campo civilizado, a qualidade de alguns serviços, na Paraíba e no Brasil, carecem de uma melhoria. Então o tema central dessa mudança é buscar eficiência, para melhorar é preciso ter racionalidade, a nossa máquina tem vários aspectos, têm duplicação das ações, órgãos diferentes fazendo a mesma coisa e na prática acaba sendo uma espécie de feudo. Na verdade o serviço não pode ser feudo de ninguém e nós estamos permanentemente querendo dá a essa maquina uma melhor responsabilidade”


Ricardo disse ainda que os serviços que estão sendo melhorados continuarão na ativa, mas sempre na busca pelo aperfeiçoamento.


“Alguns órgãos passarão por um processo de revitalização, por exemplo o DER, houve melhoria considerável, e mesmo assim nesse pensamento permanente de mudança ele também passará por uma racionalização”,disse.

E continuou: “Nesse trabalho inicial quero fazer o balanço. Nós vamos extinguir a FAC, ela já cumpriu o seu papel, ela foi criada no início da década de 80, era responsável por moradia, que foi repassada para a CEHAP, o trabalho e emprego passou para Secretaria de Desenvolvimento Humano e o leite, infelizmente não tem como ser uma única fundação só para cuidar do leite”, anunciou.

Mais fusões


De acordo com o governador, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano terá uma Secretaria executiva de Segurança Alimentar para suprir a extinção da FAC.


A outra alteração que será feita a partir do dia 1º é Secretaria da Infra-estrutura que passa a ser fundida com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia


“Essa será responsável por toda a parte de obras, pois ter duas secretarias seria algo inexplicável, vamos fundir, preservando suas ações no meio ambiente e na ciência e tecnologia e reduzindo 30% da estrutura de pessoal, vamos ter a racionalização que é importante”, revelou.


Ainda dentro dos anúncios de mudanças na administração estadual, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou a fusão das secretaria de Finanças e Planejamento. Coutinho explicou que a fusão é estratégica do ponto de vista da gestão pública.


“A Secretaria de Finanças fundida com a Secretaria de Planejamento e Gestão. Teremos a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. É muito difícil fazer gestão sem ter cumprimento de orçamento. A Paraíba não trem tradição de cumprimento de orçamento. Isso é verdade. Não é culpa de um, dois, ou três gestores. Isso é fruto de uma cultura. A Paraíba acha que o estado é infinito. Aqui ninguém quebra, vai rolando para frente”, frisou o socialista.


Segundo o governador as duas secretarias proporcionarão uma redução de 30% de quadros comissionados.


Corte de comissionados


Ricardo disse que a racionalização vai acarretar, nesse primeiro momento, na redução de pelos menos 300 cargos comissionados.


“Essas em linhas gerais são as ações que nós estamos anunciando hoje, mas outros órgãos estão sendo estudados, todos eles passarão por uma racionalização, além da diminuição de cargos que existe já hoje, proveniente do primeiro governo, onde nós tivemos a condição de dos 14 mil dos cargos comissionados, nós só ocupamos 9 mil e com isso iremos reduzir cerca de 300 cargos e além disso nós vamos ter, fora a continuidade dos demais órgãos, todos vão passar por um enxugamento da folha”, disse.


Nomes do 1º escalão


Apesar das especulações, os novos nomes que comporão o primeiro escalão do Governo serão anunciados até o dia 31 de dezembro.


“Não sei a forma ainda que vou escolher para divulgar os nomes, mas até o dia 31 farei o anúncio”, revelou.

Ricardo disse que ainda não tem todos os nomes definidos, e que a partir da formatação da nova estrutura do governo vai escolher a futura equipe. “Não pensei ainda nos nomes, até porque não sabia qual estrutura teria para governar”, justificou.


Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário