quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Reserva disponível de água na PB diminui e mudança no quadro só deve mudar com a conclusão da Transposição do São Francisco

Reserva disponível de água na PB diminui e mudança no quadro só deve mudar com a conclusão da Transposição do São Francisco

 A reserva de água disponível na Paraíba que há chegou a 3 bilhões de metros cúblicos de água acumulada, diminuiu quase 2% em um mês e está em 23,8%, segundo a Agência Executiva de Gestão  das Águas do Estado (Aesa). O quadro só deve ser normalizado com a conclusão do projeto de transposição do Rio São Francisco. A estiagem tende a piorar o quadro. O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está com pouco menos de 102 milhões de metros cúbicos de água acumulada, menos de 25% de sua capacidade.

O ministro Francisco Teixeira (Integração) que esteve na Paraíba ontem (02) disse que a seca só deve ser amenizada com o término das obras de transposição do Rio São Francisco, nos eixos Leste (Monteiro) e Norte (Cajazeiras).

No início de novembro, a reserva hídrica da Paraíba estava em 25,3% do que o Estado é capaz  de acumular, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). Ontem, baixou para 23,8%, confirmando uma lógica de que, caso as condições climáticas não mudem e as chuvas não cheguem, a água disponível ficará cada vez mais rara, revelou técnicos da Aesa. A declaração foi feita durante a apresentação do Plano Nacional de Segurança Hídrica, em João Pessoa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário