sexta-feira, 29 de março de 2013

Dom Delsom preside Missa do Crisma na Diocese de CG

Dom Delsom preside Missa do Crisma  na Diocese de CG
Dom Manoel Delsom preside Missa do Crisma na Diocese de CG e proclama Carta Apostólica do Ano da Fé

O Bispo diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a tradicional Missa do Crisma. Padres de toda a Diocese participaram da celebração.


Em sua homilia, Dom Delson falou da simbologia dos ungidos, fazendo referência especial ao clero. Ele disse que os padres tem dado grande contribuição para o anúncio do Evangelho de Jesus nas comunidades da cidade, sendo instrumento de paz e de amor. Tratando de forma carinhosa os padres, Dom Delson disse que eles tem desempenhado a missão com muito amor e doação, mesmo diante das dificuldades e provações. "Vocês são os ungidos de Deus, e tem anunciado o Evangelho de Jesus com o olhar do Bom Pastor" disse.


Ainda durante a homilia, Dom Delson enfatizou que quando participamos dos Sacramentos da Igreja, em especial o Batismo, o Crisma, a Unção dos Enfermos e, aos padres, a Ordenação Sacerdotal, somos consagrados a Deus, e portanto somos chamados a ser um povo sacerdotal, que ungidos, em nome do Senhor, temos a obrigação, a missão, de viver na nossa sociedade como exemplo de Deus, para a santificação do mundo.


Reproduzindo parte das palavras do Papa Francisco, o bispo disse que ser sacerdote é estar nesta relação com Deus e com o seu povo, pois assim a graça passa através dele para ser mediador entre Deus e os homens. “O óleo precioso, que unge a cabeça de Aarão, não se limita a perfumá-lo, mas se espalha e atinge a todos" disse.


A Missa do Crisma presidida por Dom Delson contou com a participação de um grande número de fiéis, sendo concelebrada pelos sacerdotes da sua diocese. Durante a celebração o Bispo fez a benção dos Santos Óleos e do Sagrado Crisma. Os Óleos, bentos neste dia, serão administrados nas comunidades por ocasião do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais (presbiterais e episcopais).


Após a Homilia foi feita a Renovação das Promessas Sacerdotais e, em seguida, a Benção dos Óleos e a Consagração do Crisma. Foram colocadas à frente do altar mesas para receberem os jarros de óleo, que foram conduzidos (em procissão) por padres e animadores da crisma da Catedral.

Antes da benção final, o Bispo Dom Delson leu uma carta apóstoloca que ele escreveu fazendo referência ao Ano da Fé. A carta foi estregue pelo próprio bispo a todos os padres.


Ao final da Missa, os Óleos Consagrados foram entregues aos padres de todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese.



Severino Lopes

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário