segunda-feira, 25 de março de 2013

Vital conclama cristãos a viverem uma feliz Semana Santa e pede que todos se espelhem nos exemplos do Papa Francisco
 


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), conclamou todos os cristãos a viverem uma feliz Semana Santa, sobre tudo, procurando mergulhar profundamente no sentido de data. Vital observou que a Semana Santa é um tempo propício que Deus concede a humanidade para refletir sobre o grande mistério da fé cristã que é a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Ele enfatizou que nesta semana todos são chamados a rezar mais, ser mais solidário com o semelhante e procurar viver a essência do Evangelho de Cristo que é o amor ao próximo. “É uma época muito rica que nos impulsiona a entender o grande amor que Deus tem por cada um de nós. Rogo que todos aproveitem bem essa semana para rezar mais” conclamou.
O senador citou o exemplo do Papa Francisco que tem surpreendido o mundo com gestos de humildade e amor ao próximo, particularmente, aos mais pobres. Dirigindo-se especialmente aos jovens, Vital disse que a juventude paraibana precisa cada vez mais valorizar a vida, apegando-se aos bens que não passam. E lembrou que os jovens vivem com muita expectativa a realização da Jornada Mundial da Juventude que acontece em julho com a presença do Papa Francisco.

O senador disse ainda que ele e sua família sempre fizeram da Semana Santa um momento especial e por isso, espera que todos os paraibanos também incorporem em suas vidas o apelo da conversão e do amor ao próximo. O senador disse ainda que a data não se resume apenas a um feriado prolongado mas se constitui em um tempo de graça para todos os cristãos se encontrarem com Deus.

Vital lembrou ainda que há 40 dias, os cristãos estão vivendo o período da Quaresma que é justamente o tempo favorável para os cristãos se prepararem para a celebração da Páscoa. “Espero que todas as famílias possam viver bem essa semana para no Domingo celebrar com o coração alegre e a fé renovada a Páscoa que é a passagem da morte para a vida e a ressurreição de Cristo”, rogou.

O senador lembrou que este ano a igreja vive um novo momento com a eleição do Papa Francisco, sendo que em Campina Grande, o bispo dom Manoel Delson celebrará a primeira semana santa após tomar posse na Diocese.

Semana Santa
A Semana Santa começou no Domingo de Ramos com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e prossegue até o próximo Domingo de Páscoa. Uma das Celebrações mais ricas acontece na Quinta-feira Santa.

A Missa marca o início do Tríduo Pascal e a Ressurreição do Senhor. Este Tríduo Pascal se apresenta para os cristãos como ponto culminante de todo Ano Litúrgico. Com a Missa da Ceia do Senhor a Igreja faz a memória da instituição da Eucaristia, “memorial da Páscoa do Senhor, que se perpetua no meio de nós, através dos sinais sacramentais, o Sacrifício da Nova Lei”: da Instituição do Sacerdócio, pelo qual se perpetua no mundo a Missão e o Sacrifício de Cristo; e também da Caridade com que o Senhor nos amou até a morte, e morte de cruz. Este amor fraternal é simbolizado pela cerimônia do Lava-pés.

Na Sexta-feira os cristãos Celebram a Paixão do Senhor. Esta consiste na Liturgia da Palavra com a Proclamação do Evangelho, narrando a Paixão e Morte do Senhor. Neste dia a Igreja permanece de luto, junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte.
O ápice do Ano Litúrgico é a Solenidade da Vigília da Páscoa. Esta vigília celebrada na noite do Sábado Santo é o Centro de todo Tríduo Pascoal e marca a Ressurreição de Cristo. No Domingo, os cristãos celebram a Páscoa, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte e consequentemente o nascimento de um tempo novo.

Fonte: Da Redação com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário