sexta-feira, 29 de março de 2013

Senador Vital do Rêgo destaca importância de projetos aprovados esta semana na CCJ

Senador Vital do Rêgo destaca importância de projetos aprovados esta semana na CCJ
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou a importância dos projetos aprovados esta semana na CCJ. Com voto favorável de todos os relatores, Vital enfatizou que os projetos tem grande relevância para o país. Uma das matérias aprovada na Sessão presidida por Vital foi o (PLC 15/2011) de origem da Câmara Federal. O projeto que Dispõe sobre a criação de cargos efetivos de controlador de tráfego aéreo no quadro de pessoal do Comando da Aeronáutica. Como não houve alteração no texto enviado pela Câmara dos Deputados, a matéria deverá seguir direto para a sanção presidencial se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.

Segundo assinalou em seu parecer, o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o crescimento acelerado na movimentação de passageiros motivou a apresentação da proposta pelo Poder Executivo. O aumento no número de vôos começou a pressionar o serviço de controle de tráfego aéreo, sem condições de atender à demanda da população com a necessária segurança, considerou ainda Jucá no parecer favorável ao PLC 15/2011. Para Vital, que também é relator da Sub Comissão de Aviação Civil, é importante a inciativa do poder Executivo de dotar o setor aéreo brasileiro de maior quantidade de cargos na sensível área de controle de tráfego, cuja responsabilidade na segurança dos passageiros constitui uma das maiores preocupações das autoridades públicas e dos cidadãos em geral.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) também aprovou por unanimidade, a criação de centenas de vagas em cargos públicos federais de provimento efetivo, a serem preenchidas por concurso público. A iniciativa partiu do Poder Executivo e atende a compromisso firmado com o Ministério Público do Trabalho, que determinou a dispensa de mão-de-obra terceirizada e a contratação de profissionais de carreira para substituí-la. A matéria deverá ser votada em Plenário em regime de urgência na próxima semana.

As novas vagas estão previstas em projeto de lei da Câmara (PLC 123/2012) que, originalmente, beneficiava várias categorias. A proposta também ampliou o número de postos em dois cargos da área de infraestrutura

No parecer favorável ao PLC 123/2012, o relator, senador Gim Argello (PTB-DF), observou que substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados modificou o projeto enviado pelo governo para criar o cargo de Analista de Controle Interno do Sistema Único de Saúde (SUS), de nível superior e provimento efetivo, que deverá integrar a carreira de Previdência, Saúde e Trabalho. Uma parte da remuneração do novo cargo virá da Gratificação de Desempenho de Atividades de Analista de Controle Interno do SUS (GDASUS).

Concordando com o relator, o senador Vital do Rêgo observou que a criação do cargo de Analista de Controle Interno do SUS atende ao objetivo de se conseguir a tão esperada verdadeira estruturação da dimensão federal do Sistema Nacional de Auditoria do SUS”.A CCJ também aprovou o Projeto de Lei que que disciplina as regras sobre conflito de interesses dos servidores públicos federais no exercício de cargo ou emprego público.

O projeto de autoria do Executivo, busca evitar o uso de informações privilegiadas por parte de pessoas que ocuparam cargos públicos, especialmente os de primeiro escalão, como os de ministro e diretor de agência reguladora. O relator do projeto, senador Aloysio Nunes Ferreira, deu parecer favorável e evitou mudar o texto para agilizar a aprovação. "Foram projetos importantes aprovados esta semana na CCJ" comentou o senador Vital.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário