sábado, 24 de janeiro de 2015

Autor de lei polêmica que transforma a vaquejada em esporte se defende: “é da cultura nordestina”



Segundo Doda de Tião, atividade é responsável por gerar emprego e renda na região.


Postagem da apresentadora Luisa Mell sobre a lei polêmica (Crédito: Reprodução / Facebook)
O deputado estadual Doda de Tião (PTB), autor do projeto que deu origem a Lei Estadual 10.428/2015, que transforma a tradicional vaquejada em esporte, justificou a apresentação da matéria, nesta sexta-feira (23), após o tema virar destaque nacional. De acordo com o parlamentar, a atividade faz parte da cultura nordestina, responsável por gerar emprego e renda para milhares de pessoas, através dos diversos eventos semanais.

Em nota encaminhada à Rádio Correio FM, Doda de Tião afirma que a vaquejada é uma atividade cultural que, com o passar do tempo, se profissionalizou e se consolidou como um movimento que emprega pessoas nas fazendas, nos haras, médicos veterinários, motoristas, vaqueiros, contrata bandas de músicas e vendedores autônomos das diversas áreas.

“A vaquejada está inserida na cultura nordestina, bem como a movimentação financeira com emprego e renda a que envolve a atividade, encaminhamos esse projeto de lei que nos honrou com a aprovação por parte dos meus colegas deputados paraibanos que votaram no nosso projeto”, justificou o deputado.

Entenda a polêmica

Lei promulgada publicada no Diário Oficial do Estado (Crédito: Reprodução)
O projeto de Doda de Tião tem gerado polêmica nas mídias sociais on-line. A ex-apresentadora do programa “Late Show”da RedeTv, Luísa Mell, utilizou a sua fan-page, no Facebook, para condenar a promulgação da nova lei estadual. Ela, que é conhecida por defender a causa animal, afirmou que se sentia triste com a oficialização da vaquejada como esporte no Estado.

De acordo com Luisa Mell, a vaquejada submete os animais à violência física para poder correr nos parques onde o “esporte” é realizado. Até às 16h desta sexta-feira, a postagem já tinha 25.977 curtidas, 7.744 comentários e 8.398 compartilhamentos de seguidores da apresentadora.

Confira o texto postado por Luísa Mell:

“Amigos, estou muito triste com a decisão da Paraíba, que acabou de reconhecer a vaquejada como atividade esportiva em todo o Estado.

Para quem não sabe, a vaquejada é um dos “esportes” mais cruéis que existem. Ela consiste em aterrorizar um filhote de boi ou um boi jovem, normalmente com choques e surras para que ele corra desesperadamente por uma arena, enquanto um peão sobre um cavalo tem que encurralar ele e derruba-lo puxando violentamente o rabo. Muitas vezes, o boi não consegue nem se levantar mais após a violenta queda que causa fraturas e não raramente, morre. Para piorar, normalmente antes, os chifres são removidos sem anestesia para não colocar em risco o peão, como sempre, covarde, claro!.

O autor da Lei é o Deputado Doda de Tião que não foi eleito nas urnas (teve menos de 2% dos votos) e sim pelo quociente do partido.

Lamentável, lamentável, lamentável!”.
Da Redação
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário