quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Veneziano ampliou investimentos em 23,3% graças a administração “organizada, planejada e aliada a articulação em Brasília”
Exiba Veneziano_Entrevista7.jpg na apresentação de slides
O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo afirmou nesta quarta-feira (21) que a ampliação de 23,3% nos investimentos da Prefeitura ocorreu devido a “uma administração organizada, planejada e aliada a uma ação bem articulada em Brasília”.
Segundo Veneziano, o primeiro passo para se conseguir recursos em Brasília é ter bons projetos. “Quando o Governo Federal abre um novo programa, uma nova ação de investimento, é necessário que já tenhamos o projeto pronto, para que não percamos prazos e isso ocorreu nos oito anos de nossa administração”.
Como exemplo, ele citou o lançamento, por parte do Governo Federal, do PAC da Mobilidade Urbana. “Quando o Governo Federal lançou o PAC da Mobilidade Urbana nós já tínhamos prontos e apresentamos cinco projetos: Metrô de Superfície – VLT, Ciclovias, interligação das praças da Bandeira e Clementino Procópio, Alça Noroeste e interligação do Parque do Povo com o Parque Evaldo Cruz”.
Veneziano disse ser necessário que as Prefeituras estejam com as finanças estabilizadas e tenham capacidade de investimento próprio. “Geralmente as contrapartidas são elevadas. Algumas, como no caso da Nova Feira da Prata, por exemplo, chegam a 50% do valor total da obra. Então, se a Prefeitura não tiver recursos do próprio tesouro municipal para arcar com a contrapartida, os recursos federais não vem”.
Ele lembrou que, nos anos que antecederam a atual gestão, não houve qualquer grande obra com recursos próprios ou com a necessidade de contrapartida elevada. “E, neste aspecto, nós fizemos, além da Feira da Prata, a Vila Olímpica Plínio Lemos, com 100% de recursos próprios, os terminais de integração, também com 100% de recursos próprios e outras obras com contrapartidas elevadas, a exemplo da Vila do Artesão”.
Articulação - Depois, segundo Veneziano, é necessário ter uma boa articulação em Brasília, para, mais que apresentar emendas, empenhá-las e trabalhar para a sua liberação. “Campina Grande tem a grata satisfação de poder contar, em Brasília, com a atuação do Senador Vital do Rêgo e da Deputada Federal Nilda Gondim, dois verdadeiros anjos da guarda da nossa administração e da cidade, como um todo”.
Ele lembrou que, nos quatro anos como deputado federal e em dois anos como Senador, Vitalzinho já conseguiu liberar para Campina Grande, em recursos empenhados e efetivamente liberados, mais de R$ 400 milhões. “Posso dizer, sem nenhum medo de errar, que não poderíamos fazer tudo o que fizemos pela cidade se não fosse pela interlocução de Vitalzinho e da deputada Nilda Gondim em Brasília”.
Graças a esta articulação, segundo Veneziano, a PMCG conseguiu ampliar os investimentos, na recuperação da estrutura física e na construção de novas unidades de Saúde e de Educação (escolas e creches). “Também tivemos avanços significativos nas obras de urbanização de áreas carentes e na pavimentação de mais de 620 ruas e avenidas da cidade. Só no programa Vias Abertas, por exemplo, investimos mais de R$ 80 milhões, fruto dessa bem articulação com o Governo Federal”.
Codecom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário