sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vital garante que relatório produzido por Assembleia Legislativa servirá para acelerar obras de Transposição do Rio São Francisco



Presidente da Comissão Externa constituída no Senado Federal para acompanhar o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu nesta quinta-feira (22) que está lendo com detalhes o conteúdo do relatório produzido pela Assembléia Legislativa da Paraíba e entrege a Comissão defendendo aconclusão da obra.
Assis Quintans, Huberto Costa e Vital do Rêgo. Foto: ALPB
Vital assegurou que os deputados paraibanos não ficarão sem resposta. A Comissão Externa do Senado, segundo ele, vai usar o relatório como subsídio para realizar os trabalhos nos lotes da obra na Paraíba e em Pernambuco. “Foi um relatório muito bem produzido e só tenho que parabenizar o esforço do presidente da Casa deputado Ricardo Marcelo e do deputado Quintans que estão empenhados em ver esse sonho do nordestino virar realidade” comentou Vital.
O senador paraibano já convocou a Comissão para uma série de visitas as obras de Transposição do Rio São Francisco, e acredita que os trabalhos serão realizados dentro do prazo estabelecidos, devendo ser concluídos até o final de dezembro.
O relatório produzido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi entregue aos membrosm da Comissão Externa do Senado na última quarta-feira pelo deputado Francisco de Assis Quintans. O relatório resultado do trabalho de inspeção realizado em lotes da obra na Paraíba e em Pernambuco, foi entregue ao senador Vital do Rêgo e ao senador Humberto Costa (PT-PE), respectivamente, president e relator da Comissão.
O relatório é composto pelas informações coletadas durante inspeção realizada pelos integrantes de uma comissão formada recentemente na Paraíba por políticos, técnicos e representantes do Executivo para fiscalizar o andamento das obras de transposição. .
Em Brasília, o deputado Quintans informou aos parlamentares que durante a visita feita pelo grupo, eles se depararam com máquinas paradas e a vegetação tomando conta das obras.
Vital do Rêgo garantiu que não tem medido esforço para ver a problemática da seca ser solucionada no Sertão do Nordeste. Ele lembrou que sempre defendeu a transposição como solução definitiva para o problema. Observou que o nordestino e particularmente, os paraibanos sofrem com a seca e com um processo de desertificação assustador. Na Paraíba a problemática da seca que assola 170 municípios. “Nós estamos assistindo o Nordeste a atravessar uma das piores secas de sua história, e é triste ver o homem do campo, sofrer com a falta de água. As cenas são chocantes. Gado morrendo por falta de água, açudes secos e a colheita perdida” lamentou o senador.
Os integrantes da Comissão Especial Externa voltam a se reunir na próxima quarta-feira (28), para analisar e votar o plano de trabalho. Os senadores terão até o dia 22 de dezembro de 2013 para finalizar os seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário