quarta-feira, 18 de março de 2015

Mulheres serão homenageadas em Sessão Especial na Câmara de Vereadores

Será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (19), Sessão Especial em alusão e reflexão ao dia das mulheres. Com o objetivo de homenagear as mulheres pelo seu dia, comemorado originalmente no dia 8 de Março, e discutir a respeito das conquistas das mulheres ao longo dos anos até os dias atuais.
 
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977. A data mantém hoje relevância internacional, e a própria ONU continuava a dinamizá-la, como sucedeu em 2008, com o lançamento de uma campanha, “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a chamar a atenção para a igualdade de gênero no tratamento de notícias na comunicação social mundial.
Na oportunidade, várias personalidades femininas que representam as conquistas das mulheres serão homenageadas, como por exemplo, as delegadas Elizabeth Beckman e Herta França, a ex-reitora da UEPB Marlene Alves, a presidente do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) Laudicéia Araújo, a Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Aparecida Ramos. Entre outras mulheres sinônimo de êxito em todas as áreas.
 
O vereador Napoleão Maracajá, propositor da Sessão Especial, enfatizou a importância conquistada pelas mulheres dizendo que “Diferentemente de tempos passados, a figura da mulher ocupa importante espaço na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas”. Finalizou Maracajá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário