terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeito Veneziano abre Encontro do Projovem Trabalhador e destaca importância de parcerias


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, presidiu na manhã desta terça-feira, 29, a abertura do Encontro do Projovem Trabalhador de Campina Grande. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Sistema Publico de Emprego, Trabalho e Renda do Município, em parceria com o governo federal, por meio do Ministério do Trabalho.
A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Convenções da FIEP, que recebeu um público integrado por quase dois mil jovens, a serem beneficiados com cursos profissionalizantes e outras ações preparatórias para o mercado de trabalho.
Além do prefeito Veneziano, estiveram integrando a mesa das autoridades, o secretário de Assistência Social (SEMAS), Robson Dutra; Severino Alves Araújo (chefe do setor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego e representante do Ministério do Trabalho); Gustavo Pontinelle (coordenador de Turismo), que na ocasião representou Flávia Barbosa, coordenadora do Sistema Público Municipal de Emprego,Trabalho e Renda, entre outras autoridades.
Durante o seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da parceria do Município com o Governo Federal, beneficiando a população em diversas áreas, a exemplo da profissionalização de jovens; implantação de hospitais; geração de emprego e renda, além de muitos outros benefícios.
“Também devemos ressaltar a integração do Poder Público com a iniciativa privada, pois, graças a boa formação profissional, centenas de jovens de Campina Grande têm sido aproveitados em empresas com a A&C. Isso demonstra que vale a pena investir na educação profissional. A nossa cidade tem sido um referencial nacional neste tipo de política de inclusão social e o governo federal reconhece o fato de que o dinheiro aqui investido nestas parcerias é muito bem empregado e, com isso, a cidade ganha um verdadeiro certificado de honorabilidade”, destacou.
O Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã, foi criado pela Lei nº 11.129 do Governo Federal e regulamentada pelo Ministério do Trabalho através da Portaria 991/2008.Tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional.
De acordo com os critérios adotados para cadastra-se no programa é necessário o portador ter idade de 18 a 29 anos, está com CPF ativo, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho, Comprovante de Escolaridade; Comprovante de Alistamento Militar (homens); Título de Eleitor e foto 3×4. Já no quesito escolaridade o interessado deve está cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio.
Segundo o secretário Robson Dutra, através deste programa, cerca de 1.500 jovens são beneficiados com os cursos profissionalizantes. Eles são atendidos com esta iniciativa de ações de profissionalizantes em áreas como Informática e outros 15 cursos. Por sua vez, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo ressaltou que o sucesso é tão grande desta iniciativa em Campina Grande que, nos próximos anos, cerca de 3 mil jovens deverão ser beneficiados com este tipo de programa.
Após a abertura do evento também foram realizadas apresentações de grupos de dança, formados no Projovem. Em seguida, Gustavo Pontinelle, coordenador de Turismo, apresentou uma palestra sobre o tema Liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário