sábado, 19 de maio de 2012

Senador revela que crescimento econômico de Campina é fruto de políticas públicas adotadas por Veneziano


Nos últimos oito anos a cidade gerou 156.525 empregos formais, destaca Vital



Cidade de Campina Grande
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) analisou neste sábado (19) o bom momento econômico vivenciado por sua cidade, Campina Grande, que vem aumentando consideravelmente a quantidade de novas empresas abertas nos últimos anos, além de se destacar como a cidade da Paraíba que mais exporta.
Segundo dados da Junta Comercial da Paraíba (Jucep), o crescimento nos últimos 10 anos representa um aumento de 784%. O ‘salto’ foi maior, contudo, foi segundo o parlamentar na geração de empregos que nos últimos oito anos foram criados 156.525 empregos formais. “O crescimento econômico de Campina Grande nos últimos anos é fruto de políticas públicas implantadas pela gestão municipal. Esse bom momento vivido pela cidade tem atraído cada vez mais empreendimentos e gerando grande reconhecimento nacional”, assinalou o secretário de Desenvolvimento Econômico campinense, Gilson Lira.
De acordo com Vital do Rêgo, Campina Grande é a segunda maior cidade do estado, que contribui com 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba e é o 120º maior município do país. O parlamentar mencionou pesquisa da Revista Você S.A que a posiciona como a 70ª melhor para se trabalhar no país, graças a fatores educacionais, ao vigor econômico e aos serviços de saúde. Dados recentes da balança comercial, divulgados pela Secretaria Nacional de Comércio Exterior (Secex), apontam que Campina Grande passou de US$ 59,75 milhões em 2010 para US$ 63,56 milhões neste ano.
Ano passado um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) também revelou um cenário positivo para a economia campinense. A cidade teve um índice médio de desenvolvimento de 0,7393 – maior que o da Paraíba, que ficou em 0,6351 e maior que os de outros 19 estados brasileiros no ano de 2009 (inclusive maior que os índices dos 9 estados nordestinos). Em relação ao ano anterior, 2008, Campina apresentou aumento considerável em todos os indicadores: no geral, passou de 0,7097 para 0,7393. No detalhamento do índice, Campina ficou à frente da Paraíba nos três itens: Em Educação, a cidade apresentou índice 0,6762; enquanto a Paraíba apresentou 0,6394. Na Saúde, Campina Grande apresentou índice 0,7798 e a Paraíba 0,7723. Já no item Emprego e Renda, Campina Grande apresentou índice 0,7620 e a Paraíba 0,4937.
Na área educacional, Campina Grande é considerada referência na pós-graduação, notadamente na área tecnológica, possui muitas incubadoras de empresas e também é exportadora de softwares, segundo disse o senador. Os investimentos em infraestrutura também vêm atraindo empresas para a cidade, que foi a primeira a contratar, iniciar e inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O senador peemedebista, disse que o prefeito campinense Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), está quebrando paradigmas e imprimindo um novo jeito de governar tendo como principal característica, o aumento da qualidade de vida da população. Segundo ele, desde que assumiu a prefeitura em 2005, o prefeito Veneziano passou a realizar um conjunto de ações em todos os bairros campinenses, inclusive naqueles que no passado sofreram com a insensibilidade dos gestores e tudo isso se faz representar nos avanços conquistados a cada dia. “Veneziano tem feito uma administração voltado para o crescimento econômico da cidade. As ações estão em toda parte”, comentou.
 ( Assessoria) Paraiba Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário