terça-feira, 22 de maio de 2012

Vital comemora escolha de São João de Campina como roteiro turístico da Copa do Mundo 2014



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemorou a escolha por parte do Ministério do Turismo do São João de Campina Grande como destino turístico da Copa do Mundo de 2014. A festa junina campinense venceu importantes eventos turísticos existentes no Nordeste, sendo preferida pelo Ministério como principal dica para o próximo mundial. Conforme anunciou Vital, entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, o Ministério do Turismo e a EMBRATUR optaram em vender o São João de Campina em 2014.
Expressão da cultura nordestina que preserva costumes e tradições da região, São João de Campina Grande ganhou a condição de ser sede de eventos da Copa graça aos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal na infraestrutura do Parque do Povo. Segundo revelou o senador, a Prefeitura Municipal preencheu todos os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo, especialmente no que diz respeito a parte de infra-estrutura, o que credenciou a cidade a vencer a disputa.“ Essa escolha só foi possível devido a Prefeitura Municipal ter cumprindo o requisito principal exigido pelo Ministério que era reestruturar por completo o Parque do Povo”, explicou.
Ainda segundo o senador, além dos investimentos feitos no Parque do Povo, outros elementos foram importantes para que o São João de Campina Grande se tornasse no principal roteiro turístico do próximo mundial, a exemplo da boa estrutura viária que a cidade oferece em função do Vias Abertas que calçou e pavimentou mais de 500 ruas; a localização geográfica privilegiada; a culinária da região e as atrações da festa que vão desde o forró tradicional até o forró mais estilizado. Os investimento de infra-estrutura feitos no distrito de Galante também contaram visto que tornaram mais atrativos e com as condições ideais, a realização do Expresso do Forró.
Vital ressaltou que além dos projetos de mobilidade urbana a cidade precisa dispor de uma boa infra-estrutura aérea. Nesse sentido, na condição de relator da Sub-comissão de Aviação Civil, o senador já solicitou a ampliação e modernização do aeroporto Presidente João Suassuna e a criação de um novo voo. “Temos que nos preparar bem para esse momento histórico” disse.
Conquistar a condição de ser sede turística do mundial de 2014, trará segundo Vital, ganhos enormes para Campina Grande que sem dúvida terá sua economia aquecida em todos os setores. Segundo ele, o comércio vai lucrar mais em 2014 e e a rede hoteleira ficará ainda mais movimentada com a chegada do turista.
Entre tantos investimentos feitos pela prefeitura para preparar Campina Grande para o futuro, o senador destacou a reforma do Parque do Povo, principal exigência do Ministério do Turismo.
Com recursos próprios e recursos gerados a partir de emenda individual do senador Vital, o Parque foi reformado e está pronto para mais uma festa.
Conforme enfatizou Vital, depois de 26 anos, o turista que prestigiar o Maior São João do Mundo, não precisará mais caminhar ou dançar em meio a lama e poças d” água. Isso porque o Parque ganhou uma estrutura de piso altamente drenada, novas baterias de banheiros além de outras melhorias que custaram mais de R$ 4 milhões.
Para o senador, a escolha da festa como principal pacote turístico a ser vendido pela Embratur em 2014, torna maior a responsabilidade da prefeitura em realizar este ano o maior e melhor São João de todos os tempos. Ele lembrou que no ano passado a festa foi internacionalizada sendo vista por mais de 150 países através da Rede Record e a Record Internacional.
Vital disse que internacionalização do Maior São João do Mundo já fez parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014. Com o propósito de consolidar a imagem do São João em nível internacional o senador ainda intermediou junto a Embratur, a vinda de uma comitiva de jornalistas de quatro países. “Por tudo isso, por seu o último São João da gestão de Veneziano, este ano a festa se revestirá de grande importância e terá ainda significado maior pois terá a responsabilidade de preparar a cidade para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014.” disse.
Por estar enraizada com a cultura nordestina, o São João de Campina prestará homenagem a um ícone da música nordestina que é Luiz Gonzaga que se estivesse vivo estaria completando 100 anos. “Luiz Gonzaga é um ícone do Nordeste que tão bem cantou e decantou as coisas da região. É uma justa homenagem que será feita a Gonzagão”, comentou.
Vital ressaltou que mesmo com as adversidades, e a ausência do governo do estado que mais uma vez deu as costas para Campina Grande se recusando a patrocinar a festa, o prefeito Veneziano realizará um grande evento que ele já batizou de São João da superação.
Orçada em mais de 6,5 milhões, a festa que gera mais de 12 mil empregos e tem perspectiva de receber um publico superior a 2 milhões de pessoas, durante os seus 30 dias de realização, tem uma grade de show diversificada. O prefeito Veneziano conforme observou o senador, não mexeu em nada na agenda da festa, mantendo todas as atrações desde os artistas que defendem o forró pé de serra e os cantores da linha mais estilizada. “Nós vamos fazer o maior evento de todos os tempos com um ícone que se chama Luiz Gonzaga, uma marca importante” afirmou. Entre as atrações anunciadas nesta sexta-feira, estão nomes como Flávio José, Alcymar Monteiro, Dominguinhos, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Nando Cordel, Amazan, Capilé, Ton Oliveira, Geraldinho Lins e Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário