quarta-feira, 23 de maio de 2012

UPA de Campina Grande supera 2 mil atendimentos e tem resolutividade de 95% dos casos


A UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Campina Grande já superou 2 mil atendimentos e apresenta uma resolutividade de 95% dos casos, sem a necessidade de encaminhamento dos pacientes para as unidades hospitalares da cidade. O percentual de resolutividade está, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, em consonância com o informado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando esteve em Campina Grande para a inauguração da UPA24h, no dia 12 deste mês. Na oportunidade, ele informou que, onde as UPAs 24h funcionam, de cada cem pessoas que precisavam ir para um hospital de alta complexidade, 97 delas tiveram seus problemas de saúde resolvidos na UPA 24h, reduzindo a fila e o tempo de espera nos grandes hospitais.
A UPA Dr. Raimundo Maia de Oliveira, a primeira de porte 3 da Paraíba, começou a funcionar efetivamente no dia 14 e antes mesmo de completar 10 dias, já superou mais de 2 mil atendimentos, números que surpreendem, disse a secretária Tatiana Medeiros. A nossa capacidade instalada é de até 450 atendimentos por dia e na primeira semana de funcionamento, a média já ultrapassa 200 por dia, informou ela, acrescentando que a UPA de Campina Grande tem atendido não só os moradores do município, mas de outras cidades próximas e até de regiões mais distantes, como do Sertão.
Em relação à segunda UPA 24h, que será de porte 2, na viagem que fez a Brasília na última terça-feira, 22, a secretária Tatiana Medeiros disse que ela já foi liberada e aprovada, tendo inclusive já passado pela CIB (Comissão Intergestora Bipartite) e dependendo apenas de liberação dos recursos por parte da presidenta Dilma Rousseff.
Os atendimentos realizados na UPA 24h são de média e baixa complexidade, como vômito, diarréia, falta de ar, dor abdominal ou entorse e as pessoas estão procurando diretamente o serviço, que fica localizado na avenida Manoel Tavares ou, em casos considerados mais graves, são levados pelos profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário