segunda-feira, 25 de junho de 2012

Campanha alerta forrozeiros sobre perigo de queimaduras


O material informativo que está sendo distribuído alerta para o risco de queimaduras provocadas por fogos de artifício

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, durante o Maior São João do Mundo, uma campanha com os forrozeiros que frequentam o Parque do Povo sobre os cuidados que eles devem ter para evitar queimaduras, sejam com fogos de artifício ou fogueiras. Todas as noites, os educadores de saúde estão percorrendo o local e distribuindo um material informativo da campanha, que tem como tema “Queimadura também marca para o resto da vida. Livre sua pele. Não arrisque”.
O material informativo que está sendo distribuído alerta para o risco de queimaduras provocadas por fogos de artifício, balões e bombas, e que costuma aumentar durante esta época do ano, principalmente com a chegada da véspera e Dia de São João, que acontecem neste sábado e domingo. Entre as orientações, estão como as pessoas devem evitar as queimaduras, como agir caso elas aconteçam e outros cuidados que devem tomar para minimizar as sequelas.
De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, para evitar as queimaduras, os fogos de artifício não devem ser apontados para dentro de janelas ou ambientes movimentados ou fechados, como apartamentos ou elevadores. No caso das crianças, que são as maiores vítimas deste tipo de acidentes, elas somente devem manusear fogos acompanhadas por adultos e também não devem ficar próximas das fogueiras.
Caso aconteça uma queimadura, ela deve ser tratada imediatamente para aliviar a dor e evitar a infecção. Antes que a área atingida comece a inchar, devem ser retirados roupas justas, sutiãs, cintos, anéis e relógios. A área queimada deve ser resfriada em água fria corrente e se assim que os primeiros socorros forem prestados, a pessoa deve ser levada a um hospital, que no caso de Campina Grande, é o Hospital de Traumas, que possui uma unidade de queimados que é referência para a região.
Nenhum produto caseiro como sal, açúcar, pó de café, pasta de dente ou manteiga deve ser passado no local da queimadura. Outros cuidados que a pessoa deve ter é não furar as bolhas ou arrancar a pele, não remover pedaços de roupas que tenham grudado na pele ou não cobrir a queimadura com algodão, que podem dificultar o atendimento hospitalar.
OS TIPOS DE QUEIMADURAS – As queimaduras se dividem em três categorias: de 1º grau, que são consideradas as mais leves e atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. As queimaduras de 2º grau atingem a epiderme e a derme, com presença de bolhas e liberação de líquidos, além de provocarem dor intensa. Nas queimaduras de 3º grau, a mais grave, há a destruição de todas as camadas da pele, podendo atingir até os músculos e ossos.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário