terça-feira, 5 de junho de 2012

Veneziano inaugura Hospital da Criança com capacidade inicial para 6 mil atendimentos/mês


O Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho, que foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 5, pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo e pela secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, inicia os atendimentos no próximo dia 12 e terá, nesta primeira fase, uma capacidade para 200 atendimentos por dia, totalizando mais de 6 mil por mês, de acordo com o que informou o diretor geral do hospital e coordenador das urgências do município, o médico Antônio Henriques. No hospital, serão oferecidos atendimentos de urgência como diarreia, febre alta, asma e dores abdominais, além de internação para crianças e adolescentes.
Na próxima etapa, o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho passa a realizar cirurgias eletivas também para adultos e na terceira etapa, que será implantada até o final deste ano, vai oferecer internações reguladas pelos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar, que são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com 30 leitos para internação de adultos, sendo 10 masculinos, 10 femininos e 10 de Terapia Intensiva.
Na solenidade de inauguração, que teve início com as execuções dos hinos nacional e do município pela Filarmônica Epitácio Pessoa, a secretária Tatiana Medeiros, que está deixando a pasta, foi homenageada com flores pelo funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, Pablo Fernandes. Em seguida, Isabelle Linhares, de 9 anos de idade, leu uma carta de agradecimento em nome de todas as crianças e adolescentes do município, que passam a contar com um hospital que oferece atendimento especialmente para eles. Depois, a filha do homenageado com o nome do hospital, a médica Isolda Bezerra de Carvalho Thoma, falou em nome da família do médico Bezerra de Carvalho. Ela disse que o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho representa um marco da sensibilidade e do respeito ao outro e bastante emocionada, descreveu o hospital como uma obra que visa ao futuro de Campina Grande, atendendo as suas crianças, mas oferecendo dignidade já no presente.
A secretária Tatiana Medeiros disse que o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho pode não ser a maior da gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, mas com certeza, é a mais importante. “Uma obra de respeito com as milhares de crianças e adolescentes da nossa cidade”, acrescentou Tatiana Medeiros, que explicou como será feito o atendimento no hospital, mais uma grande obra realizada e que se soma às ações e serviços realizados nos últimos 18 meses, período em que esteve à frente da Secretária Municipal de Saúde. Citou, entre outros, o Centro de Referência em Saúde Auditiva, a Unidade de Pronto-Atendimento para Usuários de Substâncias Psicoativas, o Saúde Itinerante, os postos de atendimento em saúde nas feiras e Mercado Público da Liberdade, as reformas no ISEA, as reformas nas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), a implantação do SIM (Selo de Inspeção Municipal), o Laboratório do Povo, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e o PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Servidores) da Saúde. Tatiana Medeiros citou todos os secretários que a antecederam e agradeceu ao prefeito Veneziano pela oportunidade de coordenar o SAMU e, como secretária de Saúde, ajudar tantas pessoas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Gomes Filho, parabenizou o prefeito Veneziano e a secretária de Saúde pela iniciativa que vai facilitar o atendimentos das crianças e adolescentes do município que necessitarem do serviço. Segundo ele, que junto com os demais vereadores, autorizou a venda do terreno que serviu para a compra do prédio da antiga Mater Dei, onde o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho foi implantado, teria sido uma injustiça por parte de um representante do povo ter sido contrário a um projeto daquele porte e importância.
Para o prefeito Veneziano, o hospital é de uma importância imensurável, mas disse também que não poderia deixar de citar os outros tantos investimentos feitos por todas as demais secretarias, em todos os bairros e distritos da cidade. “Os investimentos de todas as secretarias dificulta a escolha da mais significativa”, disse Veneziano, acrescentando que o hospital, no entanto, é muito representativo para as crianças e adolescentes por representar um compromisso e um investimento em uma área bastante complexa e sensível, que é a saúde.
Diante da grande quantidade de pessoas presentes ao local, agentes da STTP tiveram que interditar a Avenida Floriano Peixoto. Presenças na solenidade da deputada federal Nilda Gondim; o vice-prefeito José Luiz Júnior; a primeira-dama e presidente da Funasa estadual Ana Cláudia; médico José Moisés (pai de Tatiana Medeiros); vereadores Cassiano Paschoal, Pimentel Filho, Rodolfo Rodrigues, Inácio Falcão, Olímpio Olivieira e Marcos Raia; além de representantes da área médica. Prefeitos de várias cidades do Estado também marcaram presença, a exemplo gestor de Cajazeiras, Carlos Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário