terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lideranças acreditam em manutenção de aliança entre PT e PMDB em 2014

Petista secretario de Cartaxo declara: “Veneziano é um grande nome.”

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que já afirmou que a aliança entre PMDB e PT em nível nacional, deverá ser renovada em 2014. Pensamento esse comungado pelo o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva que em recente encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) confirmou a força desta aliança. Vital defende o que vem pregando Veneziano Vital do Rêgo de que todas as legendas oposicionistas chegarão fortes, unidas e coesas nas eleições de 2014.

Com base nas conversações de bastidores, Vital acredita que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro deverá mesmo, manter Michel Temer como o vice-presidente de Dilma Rousseff (PT). Quem também comungou com a manutenção desta aliança foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que em recente encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) confirmou a força desta aliança.

Segundo Vital, no recente encontro de Lula com o presidente da Câmara ele (Lula) “deixou muito claro que essa relação PT-PMDB tem tudo para continuar e avançar cada vez mais”. “Ele (Lula) foi muito afirmativo de que esta aliança, pelo seu êxito, tem de continuar e inclusive nos próximos dias vai marcar uma reunião dele com Michel Temer”, afirmou Alves, ao sair do encontro.

Conforme destacou Vital, o PMDB é hoje o partido que mais dá apoio a presidente Dilma. O partido que tem o vice-presidente, tem ajudado Dilma a governar o país, aprovando inclusive as reformas que o país precisa, tanto na Câmara Federal como no Senado. O senador peemedebista enfatizou ainda que hoje o PMDB é o maior partido do Brasil, e está antenado com as mudanças políticas no país. Reafirmando ainda mais a sua liderança, o partido do vice-presidente da República, Michel Temer, fez 1.025 prefeitos e 7.964 vereadores em todo o Brasil. Somente na Paraíba foram 58 prefeituras conquistadas.

Ainda segundo Vital, o PMDB obteve, nas eleições municipais de 2012, 16 milhões e 200 mil votos, e se consagrou como o maior Partido do país, manifestando uma grande expectativa em relação ao futuro dos brasileiros. “Sem dúvida, com esse capital político, o Partido vai trabalhar para que as duas Casas legislativas promovam as reformas que a sociedade precisa, votando projetos de interesse social” observou. Vital não tem dúvida de que a manutenção da aliança nacional, deverá se refletir em nível estadual. Nesse sentido, acredita que PT e PMDB seguirão juntos.

Quem declarou apoio a essa união recentemente foi o petista Anselmo Castilho que é secretario do prefeito Luciano Cartaxo (PT) responsável pela Autarquia Especial de Limpeza Urbana da capital. Segundo Anselmo Castilho, o nome de Veneziano é um grande nome para disputar o governo do estado com o apoio do PT, onde admitiu que é possível abrir um processo de dialogo entre os partidos. “Veneziano é um grande nome. Não poderia ter havido o confronto. Mas como a política é a arte da conversa e do diálogo, ainda assim, estamos abertos para uma conversa” declarou Castilho.

O senador lembrou que o PMDB é um antigo aliado do PT. Tanto é que ajudou a eleger o presidente Lula e a atual presidente Dilma. Em resposta, o governo federal foi um forte parceiro do governo peemedebista em Campina Grande. Além do mais, os dois partidos estiveram juntos em 2010, tendo inclusive o PT indicado o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-governador José Maranhão. “Temos muitas afinidades e ideologicamente, defendemos as mesmas bandeiras de luta”disse.

A posição de Vital segue a mesma linha do presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). Reagindo às críticas do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos , Raupp garantiu, que o PMDB só lançará candidato próprio à presidência da República em 2018. Para 2014, a ideia é manter a aliança com o PT, com o vice-presidente da República, Michel Temer (SP).

Alianças-No campo das futuras alianças, Vital disse que só não existe a possibilidade de união com partidos que estejam na base do governador Ricardo Coutinho (PSB), como o PSDB do senador Cássio Cunha Lima e o PSD do vice-governador Rômulo Gouveia. “Vamos estabelecer parâmetros com relação a isso, a população sabe votar, sabe escolher. Não adianta fazer aliança com ‘gregos e troianos’ porque a população entende que ela é oportunista. Vamos procurar lideres partidários, sindicais e da sociedade organizada que são contra este governo ditatorial”,declarou.

PR-Em recente entrevista o deputado federal Wellington Roberto (PR) revelou a oficialização de apoio do seu partido a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) a governador do estado nas eleições de 2014. Para o deputado federal que foi campeão de votos nas últimas eleições sua participação na campanha 2014 será de forma ativa e participativa campanha ao lado de Veneziano Vital do Rêgo e do senador Vital do Rêgo. “Fazer campanha ao lado de quem tem o que mostrar vai ser um enorme prazer”, afirmou o deputado republicano.

Segundo o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) o PR se somará ao grande arco de aliança defendido pelo PMDB para que todas as legendas oposicionistas cheguem fortes, unidas e coesas nas eleições do próximo ano.

Com relação ao Partido Ecológico Nacional (PEN) presidido no estado pelo deputado estadual Ricardo Marcelo, o senador revelou ainda que mantém um elo de amizade com Ricardo Marcelo, do qual fez parte da mesma geração na Assembleia. “Parabenizo o trabalho que o presidente da ALPB, tem desempenhado mantendo um posicionamento forte dos interesses da população sem se curvar aos interesses velados do chefe do executivo estadual. Governador esse que tem a segunda menor bancada nas assembleias do Nordeste devido a sua truculência no seu modo de governar monocraticamente”,afirmou o peemedebista.

PMDB-O partido segundo Vital, conta hoje com grandes nomes de prefeitos, vices-prefeitos e vereadores. Sobre 2014, Vital não tem dúvida de que o partido será vitorioso visto que construiu com unidade, a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo, atualmente, um dos maiores líderes políticos do Estado, apontado por muitos como esperança da Paraíba em 2014.

Concordando com José Maranhão, Vital disse que o objetivo da nova executiva é fortalecer ainda mais o partido. Vital também elogiou a decisão de Maranhão de realizar simpósios a partir de março, em todas as cidades polos. Essa ação segundo ele, irá permitir discussões das problemáticas das cidades paraibanas. Além disso, o partido vai criar consultorias para orientar prefeitos que queiram elaborar planos e projetos junto ao Governo Federal. Atualmente, o partido tem mais de 50 prefeituras no estado. “Estamos todos de parabéns, o PMDB da PB mostra sua grandeza e unidade, enfrenta discussões internas e se fortalece para as disputas em 2014”, postou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário