quarta-feira, 13 de maio de 2015

Reforma Política: Vereadores de CG participam Reforma Política: Vereadores de CG participam de Debate na Câmara de Recife/PE


Reforma Política: Vereadores de CG participam de Debate na Câmara de Recife/PEA
Câmara Municipal de Campina Grande, representada pelos vereadores Antonio Alves Pimentel Filho (PROS), Presidente da Casa de Félix Araújo, e do Líder da oposição, vereador Olímpio Oliveira (PMDB), a convite do Presidente da Câmara Municipal de Recife/PE, vereador Vicente André Gomes (PSB), participaram nesta segunda, 11 de Maio, no plenário da Casa de José Mariano, de um debate sobre a Reforma Política e suas consequências.
Na Sessão, participaram vereadores das Casas Legislativas de diversos municípios dos Estados da Paraíba e Pernambuco. Da Paraíba, estiveram presentes representantes das cidades de Campina Grande e João Pessoa, além do Vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara Federal, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que apresentou as mudanças e pontos polêmicos como financiamento de campanhas, cláusula de barreira e mudança no sistema eleitoral dentre outros.
No decorrer da Sessão o vereador Antonio Alves Pimentel Filho, ocupou a Tribuna da Casa de José Mariano, para questionar ao Deputado federal Tadeu Alencar, porque as mudanças só penalizam os vereadores, citando como exemplo, o Voto Distrital. “A proposta do voto distrital, de autoria do Senador José Serra, faz dos vereadores brasileiros, verdadeiras cobaias, pois, no caso de Campina Grande os 53 Bairros serão divididos em 23 Distritos, e desta forma, o vereador eleito, não será mais representante da cidade e sim, representante de uma pequena parte da cidade.” Alertou.
De acordo com Pimentel Filho, o Voto distrital já foi banido de diversos países por ser considerado antidemocrático, pois onde funcionou, minimizou ainda mais o poder de representação do povo, instituindo os famosos Currais Eleitorais “Será este o legado que este Congresso Nacional quer deixar, criando o cambio eleitoral nos distritos e diminuindo a atuação dos vereadores nas cidades, e tudo isso para encobrir, que os senadores querem aumentar de 08, pra 10 anos os mandatos deles” destacou.
Para o vereador Olímpio Oliveira, líder da oposição, caso essa reforma seja aprovada, teremos apenas um arremedo de reforma, apenas para enganar e calar povo brasileiro. Segundo Olímpio, se quiserem fazer uma reforma séria, eles teriam que iniciar pelos temas cruciais, a exemplo do financiamento de campanha, instituto da reeleição, eleição de suplente de senador, responsabilidade eleitoral para acabar com as promessas de campanhas, dentre outras.
“O voto distrital prejudica o voto de opinião, afastando de vez, a possibilidade de mudarmos nosso país, através do voto consciente, da mesma forma, a proposta do fim das coligações, impõe também apenas aos vereadores, as perdas de não poderem se coligar na proporcional com outros partidos, mas ao mesmo tempo, deixa livre as campanhas majoritárias, para que continuem negociando composições partidárias, visando única e exclusivamente adquirir mais tempo de Radio e TV para suas eleições” alertou Olímpio Oliveira.
Fala | Vereador Presidente Pimentel Filho

 
00:00:00
00:00
NaN:NaN



Dirp./CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário