quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AUDÁCIA: Anderson Monteiro afirma que será diplomado mesmo antes do julgamento do TRE

AUDÁCIA: Anderson Monteiro afirma que será diplomado mesmo antes do julgamento do TRE
DIPLOMAÇÃO EM XEQUE: enquadrado na ficha limpa, prefeito eleito pode sofrer ‘golpe’ do TRE

Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o prefeito eleito do município de Esperança, Anderson Monteiro corre um grande risco de não ser diplomado nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral na cidade.

Apesar de estar confiante quanto ao tema, Monteiro deverá ter que aguardar a decisão da Justiça Eleitoral, que analisará na próxima semana uma cautelar interposta pelo por ele para assumir o mandato. Caso a cautelar seja negada, o prefeito eleito abrirá vaga para o segundo colocado no pleito, Nilber Almeida.

O fato é que mesmo antes da decisão da Justiça Eleitoral e litralmente na corda bamba, Monteiro ratifica que será diplomado.

Em entrevista a um programa local, Anderson Monteiro disse acreditar que será diplomado nesta quinta-feira (13), porém deixou claro que o prazo para as diplomações termina somente no dia 19. Por enquanto, apenas os vereadores e suplentes de Esperança serão diplomados.

Até que os recursos sejam apreciados pelo TRE, o que está prevalecendo para o município de Esperança é a decisão da juíza eleitoral, Lua Yamaoka Mariz Maia Camilo Pintanga, de que deverá ter novas eleições no município, tendo em vista, nenhum dos candidatos a prefeito terem os seus registros de candidatura deferidos pela magistrada.

Anderson Monteiro foi eleito na cidade de Esperança nas últimas eleições com 50,93%, mas enfrenta uma ação na Justiça Eleitoral, por uma condenação transitada em julgado por uma doação de campanha eleitoral em 2010. Segundo a sentença que o condenou, Anderson teria doado em 2010 para o seu pai Arnaldo Monteiro um valor para a campanha acima do permitido por lei.

Anderson Monteiro adiantou que questões jurídicas se discute nos autos. “Estamos nos manisfestando e recorrendo da decisão da juíza. Respeito, mas creio que a decisão foi equivocada, ela não levou em conta tudo que está se discutido e resolvendo em nível de TSE”, argumentou. Ele informou que há casos semelhantes ao dele em Brasília, e que o TSE teria tido uma postura de ser a favor do deferimento do registro de candidatura desses candidatos que estariam em situações parecidas.

É uma balela me chamar de ficha suja, foi essa a expressão, usada por Anderson Monteiro, para referi-se as informações de que ele está enquadrado na lei complementar 135/2010, conhecida Lei da Ficha Limpa. Ele foi enfático em suas declarações ao afirmar que assumirá a prefeitura de Esperança no dia 1º de Janeiro. “É uma balela me chamar de ficha suja, eu sou elegível, desta feita eu assumirei dia 1º de Janeiro”, afirmou.

Anderson Monteiro admitiu na entrevista que o processo pode ir para o TRE e consequentemente para o TSE. “Antes do dia primeiro serei diplomado, por que confio no meu direito, assim como foi a vontade do povo”, salientou.

Apesar de acreditar que assumirá os destinos de Esperança em Janeiro, ao ser questionado se ele já tinha o nome do seu secretariado definido, Anderson disse que, por enquanto, alguns nomes estão apenas na mente. “Nós não falamos com ninguém, mas já temos em mente várias pessoas, seria uma leviandade minha divulgar nomes”, esclareceu.

Em relação a equipe de transição ele disse que na próxima semana (referindo-se a esta semana) iria enviar a atual administração, através de ofício, os nomes das pessoas que iriam fazer parte da equipe de transição. Aderson não quis revelar quem seriam essas pessoas indicadas por ele. Os candidatos esperam as decisões da justiça.

As informações são do Blog Belarmino Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário