domingo, 24 de julho de 2011

Caminhos do Frio começa nesta 2ª em Bananeiras

Caminhos do Frio começa nesta 2ª em Bananeiras
A rota cultural de turismo e lazer 'Caminhos do Frio' começa oficialmente nesta segunda-feira (25) na cidade de Bananeiras. O evento, que chega a sua 6ª edição, passará por seis cidades do Brejo paraibano.

O 'Caminhos do Frio' deveria ter sido aberto na última segunda-feira (18), em Areia, contudo as fortes chuvas que caíram no Estado no último final de semana fizeram a coordenação do evento mudar de planos. O temporal deixou o acesso a algumas cidades prejudicadas e Areia foi colocada para a última semana do roteiro.

Em sua primeira semana o evento oferece espetáculos para todos os todos os gosto. Estão na programação shows com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Camerata Arte Mulher, Diana Miranda, Paraíba Dixieland, Orquestra Paraíba Pop Jazz, Paraíba Jazz, Erick Von Shosten, Cida Lobo, entre outros

A idealizadora do projeto e Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim, defende que a programação consolide cada vez mais a idéia inicial do ‘Caminhos do Frio’, nos moldes de um festival de artes integradas, resgatando a cultura local e valorizando a cultura paraibana.

“Dentro da programação do ‘Aventura e Arte na Serra’ de Bananeiras, a música tem se destacado pelo alto nível dos grupos que aqui se apresentam, também oferecemos excelentes espetáculos de teatro, de dança e cultura popular, festival gastronômico, exposição fotográfica, mostra de cinema, várias oficinas culturais, lançamento de livros, cavalgada e trilhas ecológicas, todo isso, levando em conta que o frio e o patrimônio histórico e ambiental tem feito a diferença no desenvolvimento do turismo em nossa linda região serrana”, disse Gondim.



Segundo a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, mesmo com o adiamento da abertura oficial da Rota, por causa das chuvas constantes que inviabilizou alguns acessos à Região, esta será a melhor programação que o Caminhos do Frio já teve ao longo dos seis anos.

O secretário de Cultura do Estado, Chico César, declara que o Governo reconhece e apóia o Caminhos do Frio enquanto importante espaço de visibilidade e reconhecimento da produção cultural paraibana.

"É um momento de celebração da cultura em seu conceito amplo, onde os paraibanos se reconhecem em suas artes e nos costumes típicos do Brejo. É também uma oportunidade dos visitantes celebrarem nossa cultura saboreando a gastronomia brejeira, as belezas naturais da região e os costumes do nosso povo", defende Chico.

Música como atrativo Já a secretária de Turismo do município, Ana Gondim, afirma que dentro da programação do Aventura e Arte na Serra de Bananeiras, a música tem se destacado pelo alto nível dos grupos que se apresentam. "Também oferecemos excelentes espetáculos de teatro, de dança e cultura popular, além do Festival Gastronômico, exposição fotográfica, mostra de cinema e várias oficinas culturais", comenta.

O evento na cidade também conta com uma vasta programação turística. Quem passar por Bananeiras no período do Caminhos do Frio poderá participar de cavalgadas e trilhas ecológicas, tudo isso, levando em conta que o frio e o patrimônio histórico e ambiental tem feito a diferença no desenvolvimento do turismo dessa Região.

Outros municípios O segundo município que receberá a rota 2011 é Serraria, de 01 a 07 de agosto. Já o terceiro será Pilões, de 08 a 14 de agosto, seguido por Alagoa Nova, 15 a 21 de agosto. Este ano o Caminhos do Frio encerra a grade de atrações em Areia, de 29 de agosto a 04 de setembro, que teve sua programação cancelada por conta das chuvas.

Para consultar a programação completa do Caminhos do Frio 2011 e acompanhar as últimas notícias do evento basta acessar o endereço www.caminhosdofrio.com. No espaço o visitante pode ver, além da programação, informações úteis sobre distâncias da capital até as cidades, hospedagem e história dos municípios.

O roteiro Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano e prefeituras municipais, tendo como parceiros o Sebrae Paraíba, Governo do Estado, UFPB, UEPB, entre outras entidades.

Como chegar Em virtude das chuvas, o melhor caminho para se chegar a Bananeiras é ir por Mamanguape. O município tem boas estradas e sinalização indicando todo o percurso que passa por Guarabira e Araçagi até chegar na cidade de Bananeiras.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário