quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prefeito reconhece esforço de Vital para conseguir recursos para amenizar efeitos das enchentes




O prefeito de Alagoa Nova Kléber Morais (PMDB), reconheceu nesta quarta-feira (27), o esforço do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) em viabilizar recursos para amenizar o sofrimento da população das cidades paraibanas atingidas pelas enchentes, especialmente da cidade brejeira. Kléber que integrou a comitiva formada por 17 prefeitos que na tarde da última terça-feira em Brasília, foram recebidos pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que a intermediação de Vital foi fundamental para o encontro.
Segundo ele, o senador paraibano relatou ao Ministro a situação dos municípios que tiveram o estado de calamidade pública decretada em função das enchentes, e pediu recursos para viabilizar ações emergentes. “O senador cobrou, exigiu e disse os municípios paraibanos sofrem muito com as enchentes”, relatou.
Moraes avaliou o encontro como extremamente proveitoso, principalmente graças a interferência de Vital que atuou como mediador entre os prefeitos e o ministro. “Foi um encontro positivo. Se não fosse o senador nós não teríamos tido acesso ao Ministro. O senador tem sido um dos mais atuantes parlamentares do estado”, revelou o prefeito. Ele disse que apresentou um relatório ao Ministro mostrando a situação dramática em que ficou a cidade de Alagoa Nova. A cidade de Alagoa Nova segundo sofreu muito com as enchentes. Vários barreiros e pequenos açudes romperam na região, estradas ficaram danificadas e dezenas de casas caíram deixando centenas de pessoas desabrigadas.
Segundo o gestor, a pedido de Vital, o ministro da Integração Nacional se comprometeu em ajudar a cidade brejeira independente da liberação dos R$ 5 milhões que ele já havia confirmado para o Governo do Estado. Ainda de acordo com o prefeito, o ministro não disse o valor que irá liberar para Alagoa Nova, mas garantiu que a ajuda irá amenizar o drama na cidade.
Por outro lado, o prefeito lamentou a postura insensível do governo do Estado. Segundo ele, apesar da gravidade do problema, o governo tem dificultado a liberação de recursos para amenizar os efeitos das enxurradas. “Até agora ele só prometeu destinar cestas básicas para as cidades atingidas pelas enchentes. Estamos esperando pela ajuda do governo há 15 dias e até agora não chegou nada. É profundamente lamentável a insensibilidade do governo do Estado nessa hora”, lamentou.
Ao todo, 17 prefeitos representando as 49 cidades que decretaram estado de Calamidade Pública além de vice-prefeitos e vereadores das cidades paraibanas atingidas pelas chuvas, foram recebidos, na tarde da última terça-feira em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O encontro aconteceu no gabinete do ministro e contou com a presença dos deputados federais Manoel Júnior e Hugo Motta, além do senador Vital do Rêgo.

Na ocasião o ministro confirmou a liberação de R$ 5 milhões para o serem utilizados no atendimento aos municípios penalizados pelas chuvas. Sabedor da situação que vive os municípios que decretaram estado de emergência, o senador Vital Filho informou ao ministro que os prefeitos ainda não teriam recebido os recursos liberados pelo Governo Federal. 
Vital do Rêgo também avaliou o encontro como proveitoso e disse que vai continuar lutando pela liberação dos recursos que amenizem o sofrimento dos paraibanos. “Eu não poderia deixar de sensibilizar-me com meu povo, e é por isso fiz questão de levar os prefeitos ao Ministério da Integração Nacional para pedir socorro e atenção especial para os municípios paraibanos atingidos pelas chuvas. Mesmo com o recesso parlamentar o meu gabinete está de prontidão para atender os prefeitos”, assegurou o senador Vital.
 ascompb \ Paraiba Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário